Dormir bem é uma das recomendações para quem quer ter uma vida saudável, isso porque o sono é capaz não apenas de restabelecer o corpo e a mente após um período intenso de atividades, mas também contribui para a melhora do metabolismo, para manter o peso sob controle, para o fortalecimento do sistema imunológico, para prevenir doenças e ainda para que haja a regulação emocional e a sensação de bem-estar.
Para contar com todos os benefícios atrelados ao sono, as pessoas devem estar atentas à quantidade e à qualidade dele. Além disso, especialistas recomendam que é fundamental manter uma rotina, ou seja, estabelecer horários regulares para dormir e acordar, mesmo aos finais de semana.
Nesse período de inatividade, ocorre um processo que envolve complexos mecanismos fisiológicos em diferentes regiões do sistema nervoso central. Enquanto achamos que apenas descansamos, muitas atividades acontecem em nosso organismo.
Os estágios do sono
O sono humano é constituído por duas fases distintas: o chamado sono não-REM, que é mais lento, e o sono REM, que tem atividade cerebral mais rápida e é quando acontecem movimentos rápidos dos olhos (do inglês: Rapid Eye Movements, ou REM).
A noite de descanso começa com o sono não-REM, composto por três estágios diferentes:
N1 – transição da vigília para o sono mais profundo, porém, ainda um sono leve
N2 – desconexão total do cérebro com os estímulos do mundo real
N3 – sono profundo, com descanso da atividade cerebral
Eis, então, que chega a vez do sono REM. Nessa fase, há intensa atividade cerebral e movimentos oculares rápidos. É quando acontecem os sonhos e a consolidação da memória.
Em uma noite completa de sono, um adulto apresenta de quatro a seis ciclos, contendo tanto estágios do sono não-REM como o sono REM. Cada ciclo pode durar uma média de 90 minutos. Evitar ficar acordando várias vezes é importante para que todo o processo ocorra e a pessoa levante restabelecida para começar um novo dia.
Fonte: Instituto do Sono, Organização Mundial da Saúde, Associação Brasileira do Sono, Associação Brasileira de Medicina do Sono, Hospital Sírio Libanês, Fundação Oswado Cruz (Fiocruz) e Endocrine Society