PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

6 tipos de chá e seus benefícios

Bebida serve como calmante e para aliviar sintomas de males, como gripes e resfriados

Não é à toa que o famoso chá da tarde, cuja bebida é o principal ingrediente dessa pequena refeição, é apreciado não só no continente europeu, como também pelos brasileiros. Por aqui, a bebida é muito consumida, seja como digestivo, como calmante e para aliviar sintomas de males, como gripes e resfriados. Selecionamos as vantagens e os benefícios de seis espécies de plantas que você pode incluir na forma de chá dentro da sua rotina alimentar: 

PUBLICIDADE

Chá verde 

Faz com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, consequentemente, de gordura. Estudos recentes da Sociedade Americana de Oncologia Clínica mostram que uma substância presente no chá pode auxiliar na redução do número de células cancerígenas em doentes com leucemia linfocítica. No entanto, a utilização do chá verde para este fim somente deverá ser feita sob orientação e supervisão do oncologista responsável. 

PUBLICIDADE

Hortelã 

É indicada para auxiliar na digestão, na eliminação de gases e pode ser eficiente no combate a gripes, dor de garganta, além de ser um bom vermífugo contra alguns vermes. Para fazer o chá, podem ser usados tantos as folhas como o caule. 

PUBLICIDADE

Camomila 

Conhecida pelo seu efeito calmante, age no sistema nervoso central, por isso, ajuda a baixar a ansiedade, acalma e facilita o sono, além de possuir propriedades digestiva, antisséptica e anti-inflamatória. 

Dente de Leão 

A planta é muito indicada pela sua ação detox, ajudando na desintoxicação do organismo e na redução de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa. 

Alecrim 

Usado como chá tem ação anti-inflamatória, digestiva, estimulante, diurética e até expectorante. Também ajuda a diminuir cólicas, dá brilho ao cabelo e auxilia na redução da queda capilar. 

Manjericão 

Tem efeito medicinal, sendo indicado para auxiliar nos sintomas do estresse e cansaço, como dor de cabeça, tensão muscular, falta de memória e de concentração, além de aliviar sintomas da gripe e dor de garganta. Do ramo da planta usam-se as folhas e as flores. 

 

Fonte: Mayo Clinic, Livro Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde; Hospital Oswaldo Cruz e Embrapa. 

Por Fabiana Gonçalves

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This