PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Visagismo: a arte de esculpir um rosto

Você já ouviu falar de visagismo?

PUBLICIDADE

Termo derivado da palavra francesa “visage”, que significa rosto, foi criado em 1936 pelo grande cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry (1907 -1976).

Para ele, visagismo era uma arte e o visagista um escultor do rosto humano, apoiado em elementos como

PUBLICIDADE

Um propósito;

Personagem;

PUBLICIDADE

Ou perfil.

Para isto, ele empresta conceitos dos arquétipos, fundamentos da linguagem visual, artistas plásticos, temperamentos humanos e cores.

Entre os grandes profissionais do visagismo, estão Claude Juliat (francês), Fernan Aubry (francês), Philip Halawell, Robson Trindade (Brasil), Sandra Rojas (Brasil) e Jailson Mello (Brasil), todos considerados referências mundiais.

O visagismo é muito utilizado por profissionais de diversas áreas de atuação como cabeleireiros, cirurgiões plásticos, designer, Barbeiros, personal stylist entre outros.

Todos eles têm em comum a busca pela harmonização estética perfeita e a criação de personagens.

Para começar este trabalho é feita análise prévia, no momento em que o cliente recebe sugestões para neutralizar pontos fracos e valorizar os fortes.

Além disto, é necessário um consultório privativo, uma anamnese detalhada, medições do corpo, definição de objetivos, e no final o cliente recebe após alguns dias um dossiê de recomendações que será utilizado na seqüência por cabeleireiros, coloristas e cirurgiões diversos que trabalhem com estética e beleza.

Em suma, um cliente que deseja ter vários estilos pré-determinados: social, profissional e pessoal, pode realizar esta vontade, através do trabalho de um bom visagista, profissional capaz de oferecer informações técnicas e variações apoiado em um projeto criativo para cada necessidade.

Nosso assunto continua semana que vem.

 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
Marcelo Rodrigo é Hair&Barber, visagista e terapeuta capilar, expert K-Kérastase, embaixador BEARD BRASIL e sócio-proprietário do salão Oficina de Beleza, em Americana.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This