segunda-feira, 17 junho 2024

Ator Sérgio Mamberti morre aos 82 anos em São Paulo

Ele sofreu falência múltipla dos órgãos; estava internado desde sábado  

Ator Sérgio Mamberti teve falência múltipla dos órgãos – Matheus José Maria

O ator Sérgio Mamberti morreu na madrugada desta sexta-feira (3), em São Paulo, aos 82 anos. A informação foi divulgada pelo filho dele, Carlos Mamberti. O ator estava intubado desde o último sábado (28) e apresentava uma infecção nos pulmões. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, segundo o filho do ator.

O ator vinha enfrentando problemas de saúde ao longo deste ano, com outras duas internações por disfunção renal e pneumonia. Nascido em Santos, em 1939, Mamberti teve longa carreira no cinema, televisão e teatro.

Um de seus personagens mais icônicos foi o de Dr. Victor, no programa infantil “Castelo Rá Tim Bum”, sucesso da TV Cultura na década de 1990. Além de Carlos, o ator deixa outros dois filhos, Duda e Fabrício Mamberti, de seu casamento com Vivian Mahr. Ela morreu em 1980.

No cinema, Mamberti participou de filmes como “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), “Toda Nudez Será Castigada” (1973), “A Dama do Cine Shangai” (1987) e “O Homem Que Desafiou o Diabo” (2007).

Nos palcos, atuou como ator e diretor. Entre as obras que trabalhou estão “Navalha na Carne” (1968), “Calabar: o Elogio da Traição” (1980), “Visitando Sr. Green” (2015) e “Um Panorama Visto da Ponte” (2018).

Mamberti ainda interpretou diversos personagens em novelas da Globo, com destaque para o mordomo Eugenio em “Vale Tudo’ (1988) e, mais recentemente, o vilão Dionísio Albuquerque em “A Flor Do Caribe” (2013). Também participou da série “3%”, produzida pela Netflix.

Intérprete de Nino no “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994-1997), Cassio Scapin lamentou a morte de Sergio Mamberti (1939-2021), o “tio” Victor, na manhã desta sexta-feira (3). O ator publicou em suas redes sociais uma foto antiga e outra imagem de um encontro mais recente, em 2015, e fez uma homenagem. “Nosso coração doído se despede”, escreveu ele.

Os dois voltaram a se reencontrar quase 20 anos depois, no teatro, para a peça “Visitando o Sr. Green”, dirigida pelo próprio Scapin. Angela Dippe (Penélope), Luciano Amaral, (Pedro) Cinthya Rachel (Biba), Fredy Állan (Zequinha) e Pascoal da Conceição (doutor Abobrinha) também prestaram homenagens a Mamberti em suas redes sociais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também