domingo, 6 julho 2025

Biblioteca de Santa Bárbara vai abrigar Centro de Memória

Santa Bárbara d’Oeste deve ganhar, ainda no primeiro semestre deste ano, um dos mais modernos Centros de Memória da região, que tornará a cidade em referência na preservação de documentos históricos.

Uma farta documentação será colocada à disposição dos barbarenses em um prédio histórico, com 72 anos, que está sendo revitalizado. Será a união do antigo com o moderno.

As reformas estão em andamento no antigo prédio da Biblioteca Municipal Profª Maria Aparecida de Almeida Nogueira, na confluência das ruas João Lino, Dona Margarida e 15 de Novembro.

A fachada original desse prédio é de 1940. Mas a inauguração ocorreu em 15 de junho de 1968.

Dois fatores contribuíram para que o antigo prédio, que já abrigou a Câmara, passasse por este processo de restauro e modernização. Um foi a mudança da Biblioteca para o novo prédio construído, na praça central.

Outro foi a Construtora Sega, que investirá na obra, como compensação pelo impacto gerado por um empreendimento habitacional. É uma obra 100% doada ao município.

“O prefeito Denis Andia vai entregar um marco para a cidade, porque nós vamos ter, de fato, a consolidação de um espaço de atendimento ao turista”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Félix.

O secretário explicou que a cidade precisava de um espaço para acomodar com qualidade a história e a economia criativa. E, de quebra, que tivesse a cara do município, que mostrasse seu desenvolvimento e privilegiasse a realização de eventos na região central.

MODERNIZAÇÃO

O projeto segue especificações técnicas para conservação do material histórico em arquivos deslizantes, com capacidade para abrigar todo o acervo documental da trajetória de mais de 20 anos, como ata da Câmara, fotografias da imigração, entre outras.

E ainda terá capacidade para ampliação de mais 40% do acervo. Neste prédio de arquitetura marcante ficará todo o arquivo tridimensional, desde projetor do Cine Santa Rosa até utensílios antigos de médicos e mobiliário de residências de imigrantes.

O restauro da antiga Biblioteca foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara e os traços originais do prédio serão mantidos. Todas as janelas serão substituídas por réplicas em madeira semelhantes às originais.

No interior, os modernos pisos de vinílico e a iluminação especial por LED – estrategicamente posicionada no teto – vão valorizar todo o acervo quando estiver em exposição.

A tendência é que se transforme em um espaço para pesquisa e um ponto cultural, pois abrigará eventos como saraus, exposições e mostras artísticas. Na recepção ficará o Centro de Atenção ao Turista. Em anexo, no fundo, a Casa do Artesão.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também