“Armarinho, Cantinho da Imaginação” realizou ação em três escolas públicas beneficiando 1.400 crianças
As Ações do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” contemplaram crianças do DIC IV, em Campinas, com a entrega de materiais de uso permanente como brinquedos, jogos educativos, livros, adereços, projetor e DVD´s, entre outros. O projeto contemplou três escolas públicas entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. O programa é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com produção da Incentivar e patrocínio da empresa Croda do Brasil.
As escolas beneficia das foram CEI (Centro de Educação Infantil) Sol do Amanhã e as Escolas Estaduais Professor Doutor Eneas Cezar Ferreira e Professor Mário Junqueira da Silva receberam as ações, patrocinadas pela CRODA.
Ao todo, 1.400 crianças com idades de 4 a 12 anos foram beneficiadas com o acervo, que é composto por brinquedos e jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs. Os materiais são de uso permanente e oferecidos pelo projeto de forma gratuita para as escolas e instituições contempladas. Cada escola recebeu também duas oficinas (de teatro e contação de histórias).
“A Croda atua com responsabilidade para causar impacto positivo na nossa sociedade. Apoiar a nossa comunidade com o patrocínio de um projeto bonito como o “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, que incentiva a cultura e a educação, é motivo de muita felicidade e orgulho para todos nós”, disse Viviana Dantas, HR Business Partner da Croda.
“A Croda tem como objetivo global para 2030 ser ‘Climate, Land and People Positive’ (do ingês – clima, terra e pessoas positivas) e, portanto, tem no seu DNA e histórico, através dos programas de responsabilidade corporativa, o apoio às comunidades locais. Apoiar o projeto é adicionar valor cultural às contribuições da nossa empresa à sociedade. É uma honra e um privilégio ser o líder desta empresa nesta iniciativa”, afirmou Richard Pino, diretor geral da Croda do Brasil.
A Coordenadora de Gestão Pedagógica da Escola Estadual Professor Doutor Eneas Cezar Ferreira, Patrícia de Oliveira, resumiu o projeto como “maravilhoso”. “Os olhinhos das crianças brilham quando olham para os materiais recebidos. Estamos encantados”, disse.
No CEI Sol do Amanhã, o destaque foi para a pluralidade do Armarinho. “Genial juntar os itens de literatura, material escolar e fantasias em um só armário. Com certeza enriquece o dia a dia da escola”, avaliou a diretora Emília dos Santos.
INCENTIVO
Principal ferramenta de fomento à cultura no Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam anualmente, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, como por exemplo distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).