Companhia é a mais antiga em atividade ininterrupta no município, com mais de três décadas de atuação
A Cia XEKMAT foi fundada em 15 de outubro de 1990, criada pelos arte-educadores e atuais diretores Amauri de Oliveira e Roberto Isler e mais oito atores e atrizes de Santa Bárbara d’Oeste. A ideia era formar uma companhia de teatro que fosse totalmente autossuficiente; textos, temas, linguagens e modos de atuação próprios, criados coletivamente, através de estudos e experimentações, para serem apresentados em toda a Região Metropolitana de Campinas, na Capital e todo o estado.
A comédia, com altas doses de crítica social e muita diversão e dinamismo sempre foram o norte seguido pela Cia Xekmat. Em seus anos de atuação, mais de 75 espetáculos foram montados, entre adultos e infantis, mais de 90 oficinas de formação de novos atores foram realizadas, mais de quarenta atores e atrizes diferentes participaram de seus projetos, mais de mil locais entre interior de São Paulo, Capital, Litoral e outros estados foram visitados e participaram das apresentações, num total de mais de um milhão de expectadores.
Segundo os integrantes, atualmente, os expectadores mais antigos, que são fãs desde o início da companhia, trazem seus filhos e filhas para conhecerem as aventuras e se divertir com as novas histórias.
Muitos espetáculos já fazem parte do imaginário coletivo de gerações e gerações de fãs como as aventuras dos dois irmãos “Pifi e Pafe”, interpretados por Roberto Isler e Amauri de Oliveira, nos espetáculos “Xi, a TV pifou”, “O Vai e Vem da água”, “O Nosso jardim”, “Que maravilha de Família”, “Histórias Fantásticas de Pifi e Pafe”, “Que Perigo!” entre outras.
Muitos espetáculos como “Toró de Histórias”, premiados e apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Outros como “Rolando causos”, foram apresentados em festas caipiras tradicionais e para público do infantil á terceira idade.
Entre seus projetos destacam-se o: “Teatrando”, curso livre de teatro que durante vários anos formou centenas de jovens atores e atrizes, acontecendo no Centro Cultural Léo Sallum e CEU das Artes e sempre encerrando-se com apresentação no Teatro Municipal. Outro projeto é o “Encanta Conto”, sessões mensais de contação de histórias nas bibliotecas públicas de Santa Bárbara, Nova Odessa e Iracemápolis; “Viajantes do Tempo”, com a interpretação da fundadora da cidade, Dona Margarida e seus agregados em projetos do Cedoc da Fundação Romi, nos 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste e na Virada Cultural, onde sempre esteve presente.
Além destes destaca- -se o espetáculo “Causos de Alumiar”, criado e em cartaz desde 2021, unindo artes cênicas, literatura, narrativa oral e teatro de sombras em um espetáculo que resgata os contos tradicionais contados de boca em boca na cidade de Santa Bárbara d’Oeste como: “O anjinho da Matriz”, “A Briga dos Lobisomens”, ” A Praga do padre”, entre outras.
Um dos projetos da Cia Xekmat: “A Casa Encantada”, coordenada pela contadora Renata de Paula (esposa de Amauri de Oliveira), é um local de difusão e, divulgação e fortalecimento da contação de histórias e resgate da tradição oral, foi reconhecida como Ponto de Leitura do Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura, Bibliotecas Vivas. Além disso, durante oito anos foram recebidas milhares de crianças em seu espaço mágico, encontros de educadores e contadores foram realizados, mais de 60 cursos e oficinas de contação de histórias, confecção de material e técnicas diversas, formaram centenas de contadores.
Os Encontros Regionais e Nacionais de Contadores de histórias, coordenados pela Cia Xekmat tem se tornado referência entre os contadores de todo o Brasil. Neste ano em que completa 32 anos de atividade pela Cia Xekmat, a empresa tem projetos ambiciosos e de longo prazo: a “Confraria do Conto” e os novos projetos.