sexta-feira, 19 abril 2024

‘Cientirinhas’ viram livro para rir, aprender e ensinar

O quadrinista Marco Merlin pensou em uma forma diferente de aprender sobre o tema 

Livro pode ser utilizado em sala de aula (Foto: Divulgação)

As redes sociais estão tomadas por vídeos de pessoas dançando, gatinhos fazendo trapalhadas, pessoas dando opiniões e produzindo memes. Como fazer com que um conteúdo científico chamasse mais atenção no meio disso tudo? Foi com o objetivo de resolver esse desafio que o quadrinista Marco Merlin, em parceria com o podcast Dragões de Garagem, criou em 2016 as Cientirinhas. “A ideia era usar o humor como isca e criar tirinhas com conteúdo científico para atrair mais ouvintes ao podcast. O lema – ‘venha pela piada, fique pela ciência’ – resume bem o espírito da coisa”, ressalta Marco Merlin.

Mais de 200 tirinhas foram publicadas desde o lançamento das Cientirinhas. Várias delas foram utilizadas em livros didáticos e vestibulares. Algumas fizeram tanto sucesso que rodaram o mundo, sendo traduzidas de maneira espontânea para mais de 14 idiomas.

“O conhecimento científico à primeira vista parece uma coisa carrancuda, superséria. As Cientirinhas provam que não é bem assim. Dá pra fazer muita piada e – o que eu acho mais fascinante – para entendê-las, você precisa ter estudado um pouco. No fim das contas, o sorriso que surge nos lábios ao final de cada tirinha traz dois prazeres: o da piada em si e o fato de ter entendido”, comenta Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo. E agora, as melhores Cientirinhas viraram um livro que você poderá ler e reler sempre que quiser passar um tempo e aprender.

“Se tem algo que move cientistas é o interesse em descobrir e compartilhar como o mundo funciona. Essas são afinidades que estão disponíveis aqui para todo mundo. Marco Merlin põe seu talento, conhecimento e um humor bem refinado nas Cientirinhas”, comenta Atila Iamarino, divulgador científico e apresentador do canal Nerdologia.

“O livro das Cientirinhas é uma grande conquista para nós que sempre tivemos como objetivo divulgar a ciência de forma interessante e divertida”, afirma Luciano Queiroz, fundador do Dragões de Garagem.
“Também é importante ressaltar que o livro das Cientirinhas pode ser utilizado em sala de aula por professores de diferentes séries e disciplinas, trazendo o lúdico, a narrativa e a linguagem não verbal para educação de crianças, jovens e adultos”, conclui Marco Merlin.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também