O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), anunciou nesta quarta-feira (2) a retomada de cinemas, teatros e eventos a partir de sexta-feira. Decreto que será publicado nesta quinta permite atividades culturais (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos), eventos (com público sentado) e convenções.
A região de Campinas completou 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo, o que permite, segundo o decreto estadual, que os prefeitos tenham autonomia para decretar a retomada das atividades culturais, eventos e convenções, com limite de horário de funcionamento de oito horas diárias (e no máximo até as 22h) e capacidade de 40%.
“Ainda não sabemos se vamos para a fase verde, mas temos convicção que seguiremos na amarela, pelos critérios técnicos”, disse Jonas ao anunciar a autorização da retomada das atividades culturais. O prefeito citou outras restrições.
“Só poderão funcionar com controle de acesso, agendamento, assentos marcados, e distanciamento de um metro e meio”, afirmou.
Jonas explicou que o decreto municipal define que shows, eventos e espetáculos com público em pé seguem proibidos.
“Portanto cinema poderá funcionar. Festa, balada, que é de pé, não. Os equipamentos de cultura municipais (teatros e afins) devem demorar mais uma semana ou dez dias para serem reabertos”, informou.
O prefeito decretou ainda, nos mesmos moldes, a retomada do buffet adulto. “Se assemelhará com as regras de um restaurante. O buffet infantil tem a correria, brincadeira das crianças, brinquedos coletivos, ainda não está autorizado”.
TEMA AINDA NÃO É DISCUTIDO NA REGIÃO
Prefeituras da região ainda não cogitam a abertura dos setores que Campinas anunciou nesta quarta-feira a retomada.
A Prefeitura de Americana disse em nota que a Vigilância Sanitária informou que, por enquanto, não há nenhuma definição sobre a reabertura de teatro, eventos e buffets de adultos.
“O setor esclareceu ainda que assim que terminar a fase amarela o Comitê Municipal de Crise deverá se reunir e deliberar sobre a situação desses locais”, afirmou.
A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, disse que até o momento não há previsão para a reabertura e liberação de cinema, eventos, teatro e buffets para adultos no município. Também não há qualquer definição sobre o assunto em Nova Odessa.
A Prefeitura de Sumaré diz que segue as orientações do governo do Estado e informou que o decreto estadual garante a reabertura dos segmentos das atividades culturais, mas ainda não há definições sobre o assunto.
Em Santa Bárbara d’Oeste, a prefeitura não respondeu aos questionamentos da reportagem.
FASE VERDE
O governo anunciou na quinta-feira passada (27) que para a região avançar da fase amarela para a verde precisa ter no máximo 40 internações por 100 mil habitantes por 14 dias e cinco óbitos, no máximo, por 100 mil habitantes neste mesmo período.
A intenção é evitar que regiões avancem e depois tenham que voltar de fase. A fase verde permite aumentar a capacidade dos estabelecimentos e serviços em funcionamento de 40% para 60%.
A DR (Divisão Regional) Campinas, que inclui todas as cidades da região, teve quinta-feira (27) média de 40,2 internações por coronavírus para cada 100 mil habitantes e 7,5 óbitos da doença para cada 100 mil habitantes.