sábado, 27 abril 2024
NOVO ACORDO

Com 118 dias, a greve dos atores de Hollywood chega ao fim

Parados desde julho, o acordo com os estúdios e grandes produtoras foi anunciado na madrugada dessa quinta-feira (9)
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Reprodução | Redes Sociais – Instagram @sagaftra

Foi anunciado que a greve dos atores de Hollywood está oficialmente encerrada após 118 dias de paralisação, o sindicato (SAG-AFTRA), que representa a categoria, divulgou que o novo acordo firmado com os representantes de estúdios e grandes produtoras será de três anos.

Após quase quatro meses de greve, os atores podem retomar as atividades e promoções de filmes normalmente a partir da 00h01 dessa quinta-feira (9), no horário da Costa Oeste dos EUA (4 horas da manhã, no horário de Brasília).

O novo acordo foi aprovado de maneira unânime pelo comitê de negociações do SAG-AFTRA e ainda deve ser ratificado pelos membros superiores do sindicato ao longo da semana, mas todas as atividades profissionais de atrizes e atores podem ser retomadas.

Todos os pontos do acordo ainda não foram completamente revelados, contudo devem ser reveladas durante os próximos dias, porém o que já se sabe é que o acordo está avaliado em mais de $1 bilhão de dólares e inclui aumentos salariais superiores a que outros sindicatos receberam neste ano, um “bônus” de participação em streaming e regulamentação sobre uso de Inteligência Artificial.

O acordo também inclui limites mais elevados para os fundos de saúde e de pensões, aumento de remuneração a artistas secundários e “disposições contratuais críticas” que protegem diversas comunidades.

Confira a tradução da nota divulgada pela SAG-AFTRA em seu site e redes sociais:

“Estamos entusiasmados e orgulhosos em informar que hoje o Comitê de Negociação de TV/Teatro votou por unanimidade pela aprovação de um acordo provisório com a AMPTP. A partir das 0h01min do dia 9 de novembro, nossa greve terminou oficialmente e todos os locais de piquete foram suspensos. Entraremos em contato nos próximos dias com informações sobre encontros comemorativos em todo o país.

Num contrato avaliado em mais de um bilhão de dólares, alcançamos um acordo de âmbito extraordinário que inclui aumentos de remuneração mínima “acima do padrão”, disposições sem precedentes para consentimento e compensação que protegerão os membros da ameaça da IA e, pela primeira vez, estabelecendo um bônus de participação em streaming. Nossos limites de Pensões e Saúde foram substancialmente aumentados, o que trará um valor muito necessário aos nossos planos. Além disso, o acordo inclui inúmeras melhorias para diversas categorias, incluindo aumentos de remuneração descomunais para artistas anteriores e disposições contratuais críticas que protegem diversas comunidades. Chegamos a um contrato que permitirá aos membros do SAG-AFTRA de todas as categorias construir carreiras sustentáveis. Muitos milhares de artistas, agora e no futuro, beneficiarão deste trabalho.

Detalhes completos do acordo não serão fornecidos até que o acordo provisório seja revisto pelo Conselho Nacional da SAG-AFTRA. Agradecemos também aos nossos irmãos sindicalizados – os trabalhadores que impulsionam esta indústria – pelos sacrifícios que fizeram enquanto apoiavam a nossa greve e a do Writers Guild of America. Estamos juntos em solidariedade e estaremos ao seu lado quando você precisar de nós.

Obrigado a todos pela dedicação, comprometimento e solidariedade ao longo desta greve. É por sua causa que essas melhorias se tornaram possíveis.”

Sendo um ano marcado pelas greves do campo audiovisual, Hollywood lidou também com a greve dos roteiristas, liderada pela WGA, que iniciou em maio e durou 148 dias e terminou no final de agosto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também