quarta-feira, 8 maio 2024

Como lidar com a morte de uma pessoa querida

Se deparar com a morte de alguém que você ama faz parte da vida. Mas como você lida com a morte de uma pessoa querida?

A morte faz parte da vida, porque viver é se preparar para morrer. Pode parecer banal, mas desde que nascemos a cada dia nós caminhamos rumo à morte. A única certeza que temos é a morte e isso é uma questão de discernimento e sabedoria.

 

A DOR DA PERDA

É muito comum ouvir dizer que fulano perdeu o pai, tio, avô, filho, enfim. Eu não gosto de pronunciar o verbo perder, porque só posso perder algo que eu tenha posse. Nós chegamos ao mundo nus e sairemos dele sem levar nada, logo, eu não posso perder nada.

Lembre-se que palavras criam pensamentos, sentimentos, comportamentos e geram resultados. Portanto, ninguém pode perder nada, porque ninguém é dono de ninguém, a não ser de si próprio.

 

COMO LIDAR COM O LUTO

Existem duas palavras que as pessoas confundem: dor e sofrimento, sendo que o sofrimento está relacionado à amargura, e a dor pode ser classificada como dor física (presente no corpo) ou psicológica (emocional).

No momento do luto a dor faz parte porque a pessoa vive o processo de separação, uma ruptura do abraço, de estar perto, da convivência.

Há um tempo que a dor acontece, e é escolha de cada um permanecer nela e prolongar o que chamamos de “sofrimento”. Se a pessoa estivesse viva você acha que ela gostaria de vê-lo sofrer?

Guarde os momentos bons que viveram juntos, pense no melhor que ela tinha, pois, é o que realmente fica. Escrevo este texto não para menosprezar a dor de ninguém, mas para consolar e trazer palavras de esperança para quem vive ou está neste processo.

A fé é importantíssima nesses momentos para colocar em Deus a nossa confiança. Não pode haver perda sem haver posse é nesse sentido que alcançamos a verdadeira posse, a liberdade emocional porque nada nos pertence. Sofrimento não precisa ser algo definitivo, mas pode ser um caminho a ser atravessado para que chegue do outro lado mais forte e amadurecido.

Não perca o encanto de saborear a vida, saiba que temos a cada dia a oportunidade de administrá-la e vivê-la melhor.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também