sábado, 12 julho 2025
DE AMERICANA

Companhia Aurora de Teatro comemora 10 anos com turnê pelo interior de SP

Temporada comemorativa reafirmou o prestígio da companhia no cenário teatral
Por
Diego Rodrigues

A Companhia Aurora de Teatro celebrou uma década de trajetória levando o premiado espetáculo Memórias a sete cidades do interior paulista. Ao longo da turnê, o grupo participou de quatro festivais, conquistando prêmios e indicações em todas as mostras competitivas. A temporada comemorativa reafirmou o prestígio da companhia no cenário teatral e aproximou novos públicos do trabalho desenvolvido ao longo desses dez anos.

De acordo com a atriz Adriana Brasil, que relembra a estreia da montagem em Piracicaba, a apresentação marcou um momento especial para todo o elenco e equipe. “Muitas pessoas emocionadas, chorando mesmo. Foi uma surpresa muito boa”, comenta Adriana.

O espetáculo Memórias valoriza as vivências da população da maioridade, conectando trajetórias individuais à identidade cultural coletiva. O texto é assinado pelo dramaturgo Sérgio Martins, com base em entrevistas realizadas pelos próprios integrantes da companhia com pessoas com mais de 60 anos, de diferentes perfis e histórias de vida. Além de Piracicaba, a peça foi encenada em Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Mogi Mirim, Rio Claro, Indaiatuba e Itu. “São três narrativas reais costuradas de forma brilhante, abordando temas como Alzheimer e a pauta LGBTQIA+ na terceira idade”, destaca a atriz.

A pesquisa e concepção cênica ficaram a cargo de Matheus Paulella, que incorporou à encenação elementos do surrealismo e o uso de máscaras não convencionais, transformando-as em extensões expressivas dos corpos dos intérpretes. A direção é compartilhada entre Karoline Leão, Matheus Paulella e Fafatta Gianfratti, que assumirá, em 2025, a função de orientadora de direção. A trilha sonora original é de Rick Lupe, e a sonoplastia é realizada ao vivo pelo próprio elenco.

Imagem de espetáculo ‘Memórias’/Foto: Companhia Aurora de teatro

No Festival de Indaiatuba, o grupo foi premiado como Melhor Espetáculo, além de receber os troféus de Melhor Atriz para Karoline Leão, Melhor Atriz Coadjuvante para Adriana Brasil e Melhor Ator para Wemer Santana.

A expectativa da companhia é manter Memórias em circulação, alcançando novos públicos e participando de mais festivais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também