segunda-feira, 1 dezembro 2025
EVENTO GRATUITO

Companhia MB Circo apresenta palhaçaria, oficinas e shows em Santa Bárbara d’Oeste

O evento tem início com uma oficina de circo ministrada pela Companhia Pé de Cana, com atividades de malabarismo e equilibrismo
Por
Diego Rodrigues

Santa Bárbara d’Oeste se transforma em palco de alegria e arte circense com o Cirqu&Tal ComVida, da premiada MB Circo. No sábado (23), a partir das 15h, na Quadra da Escola Municipal “Anália de Lucca Furlan”, no bairro Cruzeiro do Sul, o público poderá participar de oficinas, conferir apresentações locais e assistir a um espetáculo circense gratuito, com intérprete de Libras e audiodescrição.

O projeto itinerante, realizado por meio do Edital Fomento CultSP, do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), leva arte e cultura para 10 cidades do interior paulista, promovendo inclusão, valorização comunitária e estímulo ao talento local.

O evento tem início com uma oficina de circo ministrada pela Companhia Pé de Cana, com atividades de malabarismo e equilibrismo. Foto: Divulgação

Programação
O evento tem início com uma oficina de circo ministrada pela Companhia Pé de Cana, com atividades de malabarismo e equilibrismo. Na sequência, artistas locais se apresentam, incluindo o cantor e violeiro Rai Emanuel, de 10 anos.

Para encerrar, o público assiste ao espetáculo Cirqu&Tal, da MB Circo, que reúne um quarteto de palhaços irreverentes: Tico Toco, Polenta, Sevefino e Nélson do Bigodinho. O espetáculo combina humor, malabares, monociclo, chicote e números clássicos circenses.

A companhia
Fundada em 2013, a MB Circo possui 12 anos de trajetória, três espetáculos autorais no repertório e mais de mil apresentações realizadas no Brasil e na Argentina. O grupo atua com foco em palhaçaria, oficinas, intervenções artísticas e projetos culturais.

Em entrevista à TV TODODIA, os artistas Bruno Peruzzi e Dani Maimoni falaram sobre o espetáculo e a experiência de levar circo para diferentes cidades. “O projeto Cirque Tal faz parte do nosso repertório de variedades circenses. O palhaço Itaú conduz o espetáculo, que mistura malabarismo, equilibrismo, homem mais forte do mundo, chicote e várias outras atrações. Estamos completando 10 anos de circulação com ele”, contou Bruno.

A interação com o público é um ponto alto
“Temos muitas histórias marcantes. Ao final do espetáculo ‘Malabarindo’, pedimos que as pessoas jogassem seus sonhos para o alto como bolinhas. Um pai nos escreveu depois, emocionado, dizendo que seu filho, passando por depressão, riu como não ria há anos. Isso mostra que o espetáculo transforma cada cidade de forma única.”

Eles ainda detalharam o que o público de Santa Bárbara pode esperar oficinas gratuitas de malabarismo e equilíbrio para todas as idades, apresentações musicais do convidado Rai Emanuel e, para fechar, o espetáculo Cirque Itaú com Vida, garantindo um sábado de muita diversão e interação.

Próximos projetos
Após Santa Bárbara d’Oeste, a temporada segue para Laranjal Paulista e Cesário Lange, completando dez apresentações. Em seguida, a MB Circo dará início ao projeto “Interiorantes”, um festival itinerante em cinco cidades do interior paulista, com espetáculos de diferentes companhias e oficinas mais longas de formação circense.

Os artistas também anunciaram o Festival Caipira de Circo, em Piracicaba, com datas já confirmadas para janeiro de 2026, mantendo a tradição de oferecer cultura e arte gratuitas para o público.

Ficha técnica

  • Elenco: Dani Maimoni, Junior Taz, Bruno Peruzzi e Eduardo Salzane
  • Técnico de Som: Franco Garcia
  • Audiovisual: Vinicius Mena
  • Oficinas: Cia. Pé de Cana
  • Produção: MB Circo
  • Classificação: Livre
  • Duração: 55 minutos
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também