
A Secretaria de Cultura de Cosmópolis abriu as inscrições para o Concurso da Rainha e Rei Momo do Carnaval 2026. O período de inscrição vai de 12 a 30 de janeiro e deve ser feito por meio de formulário disponível no Instagram da Cultura.
De acordo com a secretária de Cultura, Creuza Trevizan, o concurso vai definir o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e a primeira e a segunda princesas. “O nosso concurso já teve início no dia doze de janeiro e vai até o dia trinta. Nós estaremos escolhendo o Rei Momo, a Rainha do Carnaval, a primeira e a segunda princesa”, explicou.
Requisitos para participar
Para participar do concurso, é necessário ter idade mínima de 18 anos, residir no município de Cosmópolis, não possuir parentesco direto com membros da comissão julgadora e ter disponibilidade para representar o município nos eventos oficiais do Carnamagia 2026.
Escolha da corte
A escolha da corte do Carnaval 2026 será realizada no dia 6 de fevereiro, a partir das 19h, na Praça do Rodrigo, localizada na Rua dos Expedicionários, 1297. O evento faz parte da programação do pré-carnaval e contará com passarela, corpo de jurados, shows e premiação em dinheiro para os vencedores.
“O local vai estar decorado, com passarela, jurados e várias atrações”, destacou Creuza Trevizan.
Programação do Carnaval 2026
A programação segue no dia 7 de fevereiro, com o esquenta do Baile do Havaí e sorteio de convites, e no dia 8, com o Domingo da Ressaca. O Carnaval oficial acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com cinco dias de festa e duas matinês voltadas ao público infantil.
“Serão cinco dias de carnaval, com duas matinês e algumas surpresas para as crianças”, afirmou a secretária.
Eventos gratuitos
A expectativa é de grande público durante toda a programação. “A população tem comparecido bastante e tem gostado muito. Cosmópolis tem atendido essa demanda de lazer e cultura”, disse Creuza.
Mesmo com os desafios financeiros enfrentados pelos municípios, a secretária reforça a importância dos eventos gratuitos. “A gente busca parcerias privadas para viabilizar toda a estrutura e garantir que a população tenha acesso às atrações”, completou.





