James Cameron, diretor de grandes filmes como “Titanic” e “Avatar”, está a frente de uma nova produção que está dando o que falar. Vegano desde 2012, seu novo projeto é justamente sobre o tema.
“The Game Changers” é um documentário que busca quebrar a barreira de que a alimentação a base de carne é necessária, apresentando fatos e depoimentos que contradizem a construção da versão publicitária da indústria pecuária. A direção é de Louie Psihoyos, vencedor do Oscar de 2010, pelo documentário “The Cove”.
Lançado mundialmente no último dia 16 pela Netflix, o trailer já possui mais de 7 milhões de visualizações. Um dos trechos exibidos no trailer mostra entrevistas que resgatam a história, por exemplo, dos grandes gladiadores romanos, que eram predominantemente vegetarianos.
Um dos grandes apoiadores do filme e militante da causa da alimentação livre substâncias provenientes do reino animal, é o ator e fisiculturista Arnold Schwarzenegger. Ele faz questão de apontar em sua entrevista para a produção, de como a dieta apresentada a base de carne como sendo a ideal é construída a base de marketing e não da realidade.
O filme ainda conta com depoimentos de vários atletas de alta performance que quebraram o paradigma e adotaram a dieta a base de vegetais, como o levantador de peso Patrik Baboumian, o tenista Novak Djokovic e até o pentacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton. O astro das artes marciais, Jackie Chan também participa. Eles explicam que, ao contrário do que se diz, a dieta não lhes causou prejuízo e ainda os ajudou a melhorar em seu rendimento.
De acordo com a Sociedade Vegana Internacional, o veganismo é um modo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.
Segundo a vegana Maria Clara Motta, são dois os principais tabus sobre o veganismo. “O primeiro é a mentira de que é preciso comer carne para ser saudável, quando na realidade todos os nutrientes necessários para o ser humano estão presentes no reino vegetal, além da carne ser principal causadora de inúmeras doenças. O segundo é a falsa ideia do veganismo ser inacessível e elitista, quando na realidade é mais barato ser vegano do que consumir animais e seus derivados. Encontramos todos os alimentos vegetais em feiras, com produtores locais e nos mercados”, explica.