A equipe de reportagem da TV TODODIA marcou presença no Festival Estudantil da Canção de Americana, realizado no Centro de Cultura e Lazer do município.
O idealizador do evento, o professor e produtor cultural Geraldo Basanela afirmou que é uma grande satisfação produzir o festival, que já se consolidou ao longo de mais de quatro décadas. Geraldo pontuou que cerca de dez escolas se apresentaram, cada uma com produções próprias e de excelente qualidade.
Basanela destacou que “o grande objetivo é oferecer estrutura para que os estudantes possam mostrar os trabalhos produzidos nas escolas”, lembrando que sempre há professores entusiastas que incentivam os alunos a criar letras, melodias, arranjos e a enfrentar o desafio do palco.

Criatividade estudantil e impacto social da música
Ele acrescentou que ficou impressionado com a criatividade dos participantes e reforçou a convicção de que a música promove cidadania, desenvolvimento pessoal e ajuda a manter jovens distantes de caminhos inadequados.
O festival, responsável por revelar inúmeros talentos ao longo dos anos, é reconhecido na região por reunir produções estudantis e apresentações de artistas profissionais.
A professora Elaine Lima é regente do coral Comunicanto, formado por alunas e alunos da Escola Risoleta Lopes Aranha. Ela relembra que o grupo surgiu em 2021 como um projeto voltado à Consciência Negra e graças à boa receptividade, segue ativo. Desde então, o Comunicanto já participou de quatro edições do Feca, além de apresentações no Salão Internacional do Humor e no evento de Natal de Americana.
Batuca Batera e o olhar do júri sobre o Feca
O baterista Adson Lisboa, o Didi, idealizador do Batuca Batera, projeto filantrópico que reúne dezenas de bateristas tocando simultaneamente clássicos do rock. Presença frequente no festival ao longo dos anos como instrumentista, ele integra o corpo de jurados nesta edição.
“Fiquei impressionado com o coral da escola Risoleta, uma perfeição de apresentação”, comentou Didi, ao ressaltar a qualidade artística deste ano. O músico também destacou a importância da longevidade do Feca, que segue revelando novos talentos e fortalecendo a cena musical estudantil.





