sábado, 20 abril 2024

Feira incentiva artesanato

Fomentar a economia criativa por meio da valorização do trabalhador manual. Estes são os desafios do “Estação Artesanal”- feira de arte, cultura e gastronomia-, evento que acontece no próximo final de semana (dias 08 e 09), na Estação Cultural da Fundação Romi, com entrada franca. No total, participarão mais de 50 expositores/comerciantes.
Os produtos expostos durante o evento passam por diferentes áreas do artesanato, como costura criativa, marchetaria, crochê, bijuterias, cerâmica, feltro, esculturas em gesso, aplicação de pedraria, objetos decorativos e utilitários com ferraduras, cartonagem, arte hippie, acessórios infantis, mosaico e mandalas. Além disso, haverá stands com gastronomia variada, como azeite aromatizado, bidus gourmet, salgados, doces e o tradicional acarajé baiano.
Muitos artesãos inscreveram-se num edital publicado em junho deste ano para participarem da proposta e divulgarem seus trabalhos, como é o caso da artesã Karina Angolini. “Estou muito grata pela oportunidade de expor minha arte. Com a participação na última edição de agosto conheci vários artesãos e criei novos contatos profissionais que já estão fazendo a diferença na minha carreira”. Ela afirma ter se inscrito na feira com o objetivo de divulgar seu trabalho para mais pessoas e também criar novos vínculos com outros profissionais”.
Para outro artesão, Lucas Brancatti da Oslo Sketchbook, que participará pela terceira vez da Estação Artesanal, a expectativa é pela presença de um bom público. “As pessoas sempre procuram o que está acontecendo na área cultural da cidade. Com a realização da feira todo mês teremos a formação de público e, com isso, o incentivo pelo ‘compre de quem faz'”.
Segundo os organizadores do evento, ao adquirir um produto feito de maneira artesanal você movimenta a economia local, fortalece e incentiva os pequenos empreendedores, estimula a produção artesanal, além de adquirir objetos exclusivos feitos com um talento particular. “A feira de arte, cultura e gastronomia Estação Artesanal conta com mais de 50 artesãos na edição de setembro. Eles são moradores de Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Nova Odessa, Sumaré e Piracicaba. Com a proposta, conseguimos movimentar a microeconomia e realizar um intercâmbio cultural de, ao menos, cinco cidades da região”, fala Rosana de Abreu Lopes, Gestora Cultural da Estação Cultural da Fundação Romi.
ESTAÇÃO CULTURAL
Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara dOeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas.
Trata-se de um lugar de encontros plurais e multiculturais, no qual comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região.
A Estação Cultural da Fundação Romi fica na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste.
serviço
“Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia”
Quando: Sábado e domingo
Horário: Sábado, das 10h às 17h | Domingo, das 8h às 12h.
Informações: fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou (19) 3455-4830.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também