Evento ocorre entre dias 3 e 10 em diversos pontos da cidade, com teatro adulto e infantil, sarau e shows
O Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas – celebra em 2022 a realização de sua 16ª edição, entre 3 e 10 de Julho, e também o retorno aos encontros presenciais após o período mais crítico da pandemia causada pela Covid-19. Para vivenciar e refletir sobre este momento histórico em que vivemos, o Feveres, como é carinhosamente chamado, traz para esta edição o tema “Cultivar convívios” e apresenta uma programação diversificada com espetáculos adultos, para todas as idades, ações pedagógicas, shows, sarau, debate, encontros e muito afeto.
A 16ª edição é a primeira em toda sua história a acontecer em Julho – normalmente o Festival acontece em Fevereiro – , para garantir um cenário sanitário que possibilitasse a presença física de artistas e plateia.
“O encontro presencial é fundamental para a história do Festival, que está fortemente marcado pelo acontecimento e movimento que sua programação gera na cidade. O Feverestival acredita e difunde a perspectiva de que os afetos e encontros são transformadores de realidades e ferramentas de fomento às novas perspectivas de mundo”, afirma o Núcleo Feverestival.
Desde 2003 o Feveres marca o calendário cultural de Campinas e consolidou-se como o principal festival de teatro da cidade. Criado e desenvolvido inicialmente no distrito de Barão Geraldo, reconhecido polo teatral do município, o Festival cresceu e se difundiu para outros cantos da cidade, criando diferentes formas de se relacionar com o público e com sua rede de apoiadores.
“Em 2022 celebramos a retomada gradual dos eventos culturais e queremos, de alguma forma, suprir a demanda da classe artística em busca de locais, festivais e eventos para voltarem a se apresentar e circular suas obras”, apontam os organizadores.
O Núcleo Feverestival é composto por Bruna Schroeder, Cauê Moreira, Dandara Lequi, Dudu Ferraz, Francisco Barganian, Lucas Michelani e Vini Silveira. A programação do primeiro dia, domingo (3) pode ser conferida no quadro desta página e a programação completa através do site http://feverestival.com.br.
A 16ª edição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; produção da Território Produções Culturais e Núcleo Feverestival; correalização da Universidade Estadual de Campinas, Cocen (Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa), Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp) e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.
Atração Internacional
Em todas suas edições, o Feverestival oferece ao público de Campinas e região a possibilidade de apreciar espetáculos internacionais. Neste ano, quem compõe a grade de programação é a artista argentina Andrea Ojeda (Periplo Compañía Teatral), com “Autopsia Lírica de Creso”.
Nele a protagonista, Andrea Ojeda, se prepara para realizar uma “biopsia in extremis” do homenzinho econômico. “Como ele chegou ao poder? Como construiu seu reinado? Nesta história de homens, as mulheres aparecem insistentemente. Nesta “fábrica de desastres” irá palpitar desesperadamente a pergunta: Qual seria o movimento de “reação” ou “repulsão” que poderia nos levar a um novo ponto de equilíbrio?”, versa o grupo.
O espetáculo “Autopsia Lírica de Creso” será apresentado na Sala dos Toninhos, na terça-feira (5) e quarta-feira (6), com contribuição voluntária no chapéu.
CASTRO MENDES
O Teatro Municipal Castro Mendes receberá dois grandes espetáculos da edição: “Mirar: quando os olhos se levantam” (Coletivo Labirinto – São Paulo/SP) e “Nós” (Grupo Galpão – Belo Horizonte/MG).
A Sala dos Toninhos também entra na programação juntamente com o SESI Amoreiras para receber os espetáculos adultos. Já o SESC Campinas abre suas portas para os espetáculos ‘para todas as idades’ e também a residência artística que será realizada pela argentina Andrea Ojeda (Periplo Compañía Teatral). Os espetáculos acontecem ainda no Taquaral, Arautos da Paz, Escola Estadual Carlos Gomes, entre outros.