Sexta, 19 Agosto 2022

'Festival Literário de Santa Bárbara' terá Parada Poética

CulturaARTE

'Festival Literário de Santa Bárbara' terá Parada Poética

Evento acontece entre os dias 29 e 31 de julho, com nomes como Renan Inquérito e o poeta Sérgio Vaz 

Evento acontece no Museu da Imigração (Foto: Divulgação / PMSB)

A Parada Poética com Renan Inquérito e o poeta Sérgio Vaz serão atrações do Festival Literário de Santa Bárbara - Flisb, evento promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. As atrações abrem o Flisb no dia 29 de julho, às 19 horas, no Centro de Atendimento ao Turista (Museu da Imigração, Centro de Memórias "Historiador Antonio Carlos Angolini" e Casa do Artesão), na Praça Central e na Biblioteca Central. O evento também ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho e reunirá 145 obras literárias.

Renan Inquérito utiliza a música e a literatura como ferramenta de transformação e interferência social. Escreveu os livros Poucas Palavras (2011) e Poesia Pra Encher a Laje (2016).

Iniciou sua trajetória como docente. Atua na cultura Hip-Hop desde 1997, quando fundou o grupo de rap Inquérito, com o qual produziu oito discos, dezenas de músicas, videoclipes e centenas de shows. Possui parcerias gravadas com grandes artistas como Emicida, Ellen Oléria, KL Jay (Racionais), Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Rael, entre outros.

Com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos escreveu o roteiro do espetáculo Ópera Rap Global (2013) e participou do livro Na Oficina do Sociólogo Artesão (2019). Além dos palcos, percorre escolas e instituições realizando saraus, shows e oficinas.

Convidado pela Parada Poética, Sérgio Vaz estabeleceu-se em Taboão da Serra. Fundou em 2000 a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa). Também foi o criador do Sarau da Cooperifa, que semanalmente reúne cerca de 400 pessoas para ler e criar poesia. Promoveu em 2007 a Semana de Arte Moderna da Periferia, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922. Criou outros eventos, como a Chuva de Livros; o Poesia no Ar. Já foi premiado pelo Grupo Cultural AfroReggae, pela Unicef, pela Secretaria de Cultura de São Paulo.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/