terça-feira, 17 setembro 2024
EM SANTA BÁRBARA D'OESTE

Festival traz o rapper Sant, Circuito Regional de Batalha de Rimas e cultura hip hop ao CEU das Artes, neste sábado (3)

Hip Hop Festival tem programação que busca valorizar os quatro elementos da cultura hip hop; evento começa às 16h
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Santa Bárbara d’Oeste recebe neste sábado (3) mais uma edição do Hip-Hop Festival, trazendo como destaque desta edição o rapper Sant. Realizado no Centro de Artes e Esportes Unificado “Ariovaldo Inácio”, o CEU das Artes, o evento é gratuito e traz uma programação com diversas apresentações que buscam valorizar os quatro elementos da cultura hip hop: o MC, o DJ, a dança e o grafite.

Natural de Pilares, na zona norte do Rio de Janeiro, Sant, de 30 anos, atua no rap desde 2011. O artista tem entre os sucessos “O Que Separa os Homens dos Meninos”, “Dizeres” e “Seu” e é um exemplo de artistas de periferia que conquistam a cena nacional.

As composições de Sant são marcadas por letras maduras e permeadas por críticas sociais, relatos da juventude conturbada e até mesmo amor.

Além da presença de um grande nome da cena e apresentações de artistas regionais, outro destaque desta edição é a etapa regional do Circuito Paulista de Batalha de MCs (CPBMC), que vai definir, entre 16 artistas, o representante da região na competição estadual

Produtor cultural e membro da Câmara Setorial de Hip Hop de Santa Bárbara, o MC Will Masca ressalta que está orgulhoso com a evolução da tradicional “batalha do CEU” e com a oportunidade de receber a disputa regional da modalidade pela primeira vez. Anteriormente, a etapa era realizada em Campinas.

Foto: Alessandro Araújo/TV TODODIA

As tradicionais batalhas de rima consistem em um duelo de MCs, com rimas improvisadas sobre assuntos variados, que vão desde a defesa de posicionamentos ideológicos, passando por temas da atualidade até ataques a oponentes. Durante os confrontos, não são permitidos versos de cunho racista, sexista, lgbtfóbico ou que ofendam classes e comunidades.

Cada participante tem, ao todo, 90 segundos, sendo 45 segundos por MC, para poder expressar as rimas, podendo ou não ter um terceiro round. A partir daí, jurados e plateia avaliam o melhor desempenho.

Segundo o MC Juninho Real, a arte de rimar é livre. “Não só eu como muitas pessoas daqui enxergam essa arte como uma salvação, um outro caminho, uma mudança de vida para muita gente, ainda mais pra gente que mora perto da periferia. Então é algo que pode ajudar muitas pessoas como já vem ajudando, muitas pessoas saíram da vida errada e hoje estão aqui sendo MC ‘s”, define o artista.

Juninho Real. Foto: Alessandro Araújo/TV TODODIA

O Hip Hop Festival é promovido pela Secretaria de Cultura e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com correalização da Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste e gerido pela “Amigos da Arte” e CULTSP, com produção da Batalha do CEU, Saint7even e CPBMC.

ARTES VISUAIS, DANÇA E MUITO MAIS

Diversos artistas entre grafiteiros, rappers e dançarinos da nossa região também tem a oportunidade de mostrar seus talentos no evento. Na música, além de Sant, os MC ‘s Pedro Mrley e MV realizarão um pocket show durante a programação musical do evento.

Mrley, MC há dez anos, participa pela primeira vez deste evento com seu show solo intitulado como “O Último Cria”. “Esse show contextualiza um pouco como eu comecei no hip hop, como eu saí de uma situação de crise, como eu conheci o hip hop, como ele ajudou na minha caminhada e como ele consegue ajudar outras pessoas com a minha caminhada também. Para mim é um sonho”, define o artista.

Pedro Mrley. Foto: Alessandro Araújo/TV TODODIA

O grupo americanense de dança “Female Group”, em atividade desde 2018, também está preparando uma apresentação especial para o dia. São 10 dançarinos que se apresentam nesta terceira participação do grupo no Festival. A dançarina Sali “estamos animados de estar aqui, estamos trazendo uma apresentação nova para o pessoal, nada apresentado aqui ainda”, detalha.

Foto: Divulgação/Female Group

A artista visual e grafiteira Marana já informou que durante o evento, as paredes do CEU contarão com novidades no grafite. Ela, que há mais de quatro anos utiliza da sua arte, promete coisas diferentes no dia. “Teremos coisas que não estão nas paredes do CEU, no dia veremos o que vai ter. A arte pra mim é quando minha mente para, para aquele turbilhão de coisas, tudo se acalma e eu consigo focar e fico ali horas fazendo. Quando eu vejo o resultado final é uma felicidade muito grande tanto para mim quanto para as pessoas à minha volta”, detalha.

Os presentes no evento ainda contarão com tatuadores realizando alguns flashs.

SKATE

Por fim, o evento contará com o Campeonato de Skate na modalidade Best Trick , uma competição para skatistas disputarem pela melhor manobra em obstáculos.

Cada skatista terá 30 minutos para realizar a melhor manobras valendo alguns prêmios.

ALIMENTAÇÃO

Para alimentação o festival contará com food trucks comercializando no local, com opções de lanches (GR Burguer), doces (Churros Doce Mel) e chopps (Cremosa Kombi).

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também