Houve uma época no futebol em que os vestiários ficavam escancarados aos profissionais de rádio e TV que desejassem entrevistar algum jogador. Em alguns casos, com os atletas recém-saídos do banho, ainda nus.
Esse tipo de acesso diminuiu ao longo dos anos. Hoje, a conversa dos personagens do jogo com a mídia fica reservada às entrevistas coletivas e às zonas mistas.
Os clubes transformaram em produto os bastidores dos times, com TVs oficiais produzindo conteúdo exclusivo da forma que lhes convém.
Recentemente, as produtoras de conteúdo para streaming começaram a atacar esse filão, que ganha espaço em plataformas como Netflix e Amazon Prime Video.
O cardápio de títulos à disposição mostra, porém, que as produtoras, para ter o acesso aos bastidores dos grandes clubes, têm de abrir mão de uma independência integral sobre o conteúdo.
SUNDERLAND
Lançada em dezembro de 2018, a série “Sunderland Até Morrer”, da Netflix, virou referência no tema. Pensada como uma produção para promover o retorno do time à primeira divisão inglesa, terminou por mostrar a derrocada que culminou no rebaixamento à terceira divisão do país, com todo o drama que esse tipo de situação implica.
Apesar do mérito de falar com dirigentes, técnicos e jogadores, a série esbarrou na porta do vestiário, cuja entrada foi proibida pelos treinadores que comandaram a equipe na temporada 2016/2017, Simon Grayson e Chris Coleman. Esbarrou, também, na porta do diretor de futebol do Sunderland, Martin Bain, que apesar das entrevistas, não permitiu a filmagem de algumas conversas durante a janela de transferências.
MANCHESTER
Após negociação com a Amazon, o Manchester City recebeu R$ 50 milhões para exibir seus bastidores, mas com uma condição: a diretoria do clube tinha direito a veto sobre quaisquer imagens produzidas ao longo das filmagens na edição final.
O resultado pode ser visto na série “All or Nothing: Manchester City”, lançada em 2018 no serviço de streaming Amazon Prime Video.
Além de Sunderland e Manchester City, outros clubes do futebol mundial têm suas produções disponíveis no streaming, como Juventus, Boca Juniors e River Plate, no Netflix, e o Borussia Dortmund, no Amazon Prime Video. Esses, porém, trazem ainda menos detalhes das turbulências vividas no dia a dia de um clube.
FLAMENGO
Recentemente, o Flamengo entrou para a lista de times contemplados. Os rubro-negros tiveram um documentário lançado no Globoplay sobre o título da Copa Libertadores. A participação no Mundial de Clubes também irá render uma produção, desta vez para o Amazon Prime Video.