sábado, 27 abril 2024

Ideias para propagar a literatura no Brasil

O ano passado, apesar da pandemia e da grande crise econômica nacional, o mercado do livro pode comemorar um boom nas vendas. Em 2020, o Painel do Varejo de Livros registrou a venda de 41,9 milhões de cópias, aumento de 363 mil exemplares em relação ao ano de 2019. Além das vendas, 2020 também foi um ano de muita criatividade e produção literária. A expectativa para o primeiro semestre deste ano é de muitos lançamentos nacionais. Com tanta concorrência, o que muitos autores brasileiros querem saber é como se destacar e aproveitar essa oportunidade?

A concorrência é grande e isso não é novidade. Só na gigante Amazon, estima-se que existam mais de 100 mil obras publicadas no Brasil pelo formato KDP (Kindle Direct Publishing).

A pergunta que a maioria dos escritores faz à Lilian Cardoso, diretora da LC – Agência, a que mais divulga livros no Brasil, é “por que alguns fazem tanto sucesso e outros quase nada?!”, e Lilian tem a resposta na ponta da língua: “A entrega de conteúdo na internet por meio das redes sociais, blogs e veículos de comunicação está sempre presente nas estratégias de divulgação dos mais vendidos”, afirma. Além disso, ela também observa que, infelizmente, muitos ainda resistem à divulgação pois acreditam que o livro deve se propagar sozinho.

Da ficção ao romance, Lilian já divulgou com a sua equipe mais de três mil livros, incluindo grandes nomes da literatura nacional e internacional, e até as obras do Papa Francisco já passaram pelas mãos dela. A boa notícia é que os autores que aproveitam o boom das redes sociais conseguem se posicionar bem. Na Amazon, por exemplo, dos 100 livros mais vendidos, 30 são de brasileiros, ou seja, aos poucos o escritor nacional tem conquistado mais espaço.

Os mais resistentes a trabalhar o próprio marketing têm medo de parecer que estão panfletando demais o livro. Segundo Lilian Cardoso, isso é o que mais paralisa a trajetória de um novo autor. A expert volta na história e lembra dos esforços de Machado de Assis, que só pelo gênero crônica, publicou mais de 600 produções. “Vejo escritor que não quer fazer um artigo sequer. Nem dá para usar a desculpa de que os tempos mudaram, pois quando a gente retoma a história de grandes nomes da literatura nacional e internacional, vê que a divulgação sempre foi fator crítico de sucesso, independentemente da época”, reflete.

Animada por conseguir ajudar os autores a realizarem seus sonhos e propagar a literatura pelo Brasil, Lilian agora convida todos a participarem de uma aula gratuita, que acontecerá no dia 23 de março a partir das 20 horas, para ensinar os escritores a produzirem conteúdos criativos. Para saber mais, clique aqui: www.liliancardoso.com.br/aulao-3c

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