Desenhista, criador da Turma da Mônica, recebeu o troféu na categoria Audiovisual; premiação foi dia 22
Para os próximos quatro anos, a MSP planeja cinco novos longas-metragens, duas séries live action, nove temporadas de séries e quatro especiais em animação.
O Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do jornal O Globo e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
CARREIRA
Maurício de Sousa iniciou sua carreira de ilustrador na região de Mogi das Cruzes, perto de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu.
A partir daí, vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Na edição de revistas em quadrinhos, depois de passar pela Editora Abril e pela Editora Globo, assinou contrato com a italiana Panini.
Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa. Suas criações chegam a cerca de 30 países.
O criador da Turma da Mônica tem 86 anos e uma série de personagens que encantam gerações. Em mais de 60 anos de carreira, Mauricio ultrapassou a marca de 400 personagens com sua assinatura. Em março, anunciou o lançamento de gibis em braile, com a personagem Dorinha, menina cega que se junta a Turma da Mônica.