Domingo, 26 Junho 2022

Mostra ‘Café & Cidade’ terá sessão de degustação dia 28

CulturaCampinas

Mostra ‘Café & Cidade’ terá sessão de degustação dia 28

 Evento na Casa de Vidro contará com dois baristas e mestre de torra, que falarão sobre cafés especiais

Exposição terá bate-papo com profissionais (Foto: Divulgação)

A mostra "Café & Cidade: processos e reflexões", montada na Casa de Vidro, terá uma atração extra neste sábado (28): uma sessão de degustação, às 11h30, com o barista Milano Sassi e o mestre de torra Daniel Oliveira. Eles falarão ao público um pouco a respeito de suas experiências com o café e sobre a tendência de mercado de cafés especiais.

Milano Sassi é barista, mestre de torra e consultor na área de cafés especiais da Maillard Coffee Roaster, e da Cafeteria Cambuí, e Daniel Fernandes de Oliveira, mestre de torra da Café Kurubi.

A mostra "Café & Cidade: processos e reflexões" está aberta ao público, com visitação de terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e sábado, das 10h às 14h. A entrada é franca.

Na mostra é possível conhecer as primeiras ferramentas utilizadas no trabalho com o café, desde arado, peneiras, torrador manual, até torradores industriais, balança de pesar e sacas de café para exportação. Também outros objetos pertencentes ao Museu do Café, como o pilão de socar, a salamandra e a Santa do Pau Oco revelam o cotidiano das fazendas cafeeiras da cidade no século XIX.

A liteira (de 1876) é um dos objetos de destaque e faz parte do acervo do Museu da Cidade. Trata-se de um meio de transporte utilizado no século XIX em fazendas da região de Campinas. Outra atração é um dos paineis da mostra, com trabalhadores escravizados que fizeram parte da produção da riqueza gerada pelo café, denominado "ouro verde" e que tornou a cidade de Campinas conhecida como a "Princesa d'Oeste".

Adriana Barão, da Coordenadoria de Extensão Cultural, explica que no começo deste ano deu-se início a organização de acervos materiais para a constituição da coletânea visando o registro de reflexões sobre essa importante relação entre a cultura do café e o desenvolvimento da cidade.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/