quarta-feira, 1 maio 2024
LANÇAMENTO

Obra utiliza realismo mágico para abordar abuso sexual, solidão e abandono

Poeta e romancista, Denise Emmer retrata a história de uma criança vítima da violência pelo padrasto e sua própria mãe
Por
Nayara Lourenço
Foto: Divulgação

A poeta e romancista, Denise Emmer, vai lançar o novo livro ‘O barulho do fim do mundo’ (Ed. Bertrand Brasil). A obra aborda temas como abuso sexual, abandono e solidão. A protagonista Amiudinha, vive com a mãe cruel e o padrasto abusador. No entanto, ela cria um universo particular para conseguir sobreviver.

A moradia da família, existente há 200 anos, se torna uma companheira de Amiudinha e começa a ruir. A narrativa utiliza o imaginário e o real para ilustrar a história que envolve uma menina vítima dos abusos da mãe e do padrasto. A personagem principal é obrigada a trabalhar e servir, tratada como escravizada.
 
Amiudinha foi abandonada pelo pai ainda bebê, simplesmente por nascer mulher. Com uma mãe sanguessuga, a casa é tudo que ela conhece e sua grande aliada. “Minhas chaminés, quase mortas e encardidas, faziam-nos cansar e tossir. Tossir. Tossir. E era nessa hora que os quartos sacudiam. As lâmpadas queimavam e as cortinas ventavam como saias. Dos telhados, caíam telhas avermelhadas qual hemoptises do tuberculoso que morou em mim. Não seria a sua bactéria ainda a circular por meus ares, mas outra, nova, avassaladora, advinda dos hábitos insalubres e repugnantes dos meus habitantes de agora. Sem a criada Miúda, filha e escravizada, comiam o que se arrastasse nos chãos mais imundos”, retrata a casa-narradora. 
 
Sozinha e desamparada, Amiudinha não tinha a quem recorrer. Através de um sonho, após adormecer, a protagonista deu vida à um cão, um animal que surge da desesperança, destinado a proteger e guardar a integridade da menina. 

Sobre a escritora

Denise Emmer tem graduação em física e em música, é poeta e romancista reconhecida com diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Alceu Amoroso Lima Poesia e Liberdade, APCA, José Martí (Unesco), Pen Clube do Brasil, Prêmio ABL de Poesia e Prêmio Olavo Bilac (ABL). Publicou 23 livros ao longo de sua trajetória literária, e seus poemas estão em antologias dos Estados Unidos, da Espanha, da Itália e da Turquia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também