Terça, 07 Dezembro 2021

Oficina sobre Mídias, cinema e teatro

CulturaComunicação

Oficina sobre Mídias, cinema e teatro

Oficinas culturais gratuitas que abordam as diferentes linguagens têm o apoio da Prefeitura de Hortolândia 

ANÁLISE | Atividades enfocam particularidades das linguagens (Foto: Divulgação)
Se você gosta de cinema, teatro e novas mídias, estão abertas as inscrições para duas oficinas culturais gratuitas do projeto Pontos MIS, do governo do Estado: "Reciclagem de Mídias - Vídeo Avatar" e "Cinema x Teatro - Paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator". A ação tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

Há 50 vagas disponíveis em cada uma delas. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

A oficina "Reciclagem de Mídias - Video Avatar" pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e "memético", próprio desta faixa etária. A ideia é fazer um misto de reflexão e criação de mídias (colagens, gifs e vídeos) a partir da recombinação, da mistura e do remix de materiais preexistentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc). Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensar o mundo, o lugar de cada um nele e nas informações consumidas diariamente.

A oficina Cinema x Teatro traça paralelos entre as duas linguagens, enfocando de que forma suas particularidades interferem diretamente no trabalho do ator. Partindo da análise da presença do ator - corpo/imagem, no cinema e no teatro, serão abordadas questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação ator/câmera/espectador.

Aberta para pessoas com 14 anos ou mais, a oficina "Reciclagem de Mídias" é voltada a educadores, professores da rede municipal e estadual de ensino e interessados em investigação com ferramentas artísticas e acontecerá nos dias 19, 21 e 22 deste mês (terça, quinta e sexta-feira), das 19h às 21h. Cada um dos três encontros terá duração de duas horas e será realizado ao vivo, via plataforma zoom. As aulas serão ministradas pelo filme-designer, educador e programador Kaká.

O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. A inscrição deve ser feita no link do Sympla Reciclagem de Mídias Vídeo Avatar.

Já a oficina "Cinema x Teatro - paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator" é aberta a pessoas a partir de 14 anos, interessadas no tema. As aulas serão realizadas ao vivo pela plataforma Zoom, em três encontros, nos dias 25, 27 e 29 deste mês (segunda, quarta e sexta-feira), das 19h às 21h. O curso será ministrado pela atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema Vanise Carneiro.

Assim como na outra oficina, o link de acesso a cada a aula será enviado automaticamente no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, bem como o certificado. A inscrição deve ser feita no link do Sympla Cinema x Teatro. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 07 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/