A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) abriu inscrições para a audição pública que vai preencher duas vagas na temporada de 2026. As oportunidades são para viola tutti e violoncelo tutti. O processo seletivo está marcado para o dia 18 de dezembro, às 9h30, na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem).
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo formulário disponível no site da orquestra. O maestro alemão Andreas Knut explica que o processo é uma forma de renovar o grupo e atrair novos talentos. “Nós temos a possibilidade de convidar jovens músicos com carreira promissora e bom currículo, que possam futuramente integrar a Orquestra Sinfônica de Piracicaba”, afirma.

Temporada com concertos mensais
Com início previsto para fevereiro, a temporada 2026 contará com concertos mensais até dezembro. Os músicos aprovados precisam estar disponíveis para começar as atividades logo no início do ano. Os ensaios estão programados para os dias 18, 19 e 20, no período da tarde, e as apresentações ocorrerão nos dias 20 e 21, sempre às 19h30.
Critérios de avaliação
A aprovação exige nota igual ou superior a 8. Após o preenchimento das vagas, será formada uma lista de suplência. Segundo o maestro, o currículo tem peso importante no processo. “Os candidatos precisam demonstrar formação específica no instrumento e também apresentar sua trajetória, onde já tocaram e de que forma adquiriram experiência”, diz Knuth.
Audições presenciais em Piracicaba
As provas serão presenciais, e cada músico deverá executar obras pré-selecionadas pela comissão avaliadora, composta por integrantes da própria orquestra. “Vamos ouvir os candidatos e avaliar a performance de cada um com base em critérios técnicos e artísticos. No fim, esperamos escolher os melhores músicos para o grupo”, destaca o maestro.

Resultado e estágio probatório
O resultado final será divulgado até 22 de dezembro, diretamente pela direção da OSP. Os selecionados passarão por um estágio probatório de três meses antes da efetivação. Knuth adianta que a próxima temporada promete novidades. “Ainda não posso revelar todos os detalhes, mas posso dizer que será uma temporada bastante internacional, tanto para a orquestra quanto para o público de Piracicaba e região”, comenta.
Tradição e compromisso com a cultura
Com 125 anos de história, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do município. A instituição reforça seu compromisso com a excelência artística e a democratização do acesso à música erudita. Com uma programação inovadora e de alto nível, a OSP já impactou mais de 150 mil pessoas nas últimas temporadas.





