Quarta, 17 Agosto 2022

Orquestra Sinfônica faz concerto com raridades brasileiras

CulturaCLÁSSICOS

Orquestra Sinfônica faz concerto com raridades brasileiras

Maestro Emmanuele Baldini, da Osesp, vai apresentar obras raras, como a do compositor Hekel Tavares 

Italiano Emmanuele encontrou manuscritos (Foto: Divulgação)

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) apresenta sábado e domingo, dias 25 e 26 de junho, no Teatro Castro Mendes, com obras consideradas raridades brasileiras por serem desconhecidas do público em geral, mas de valor "extraordinário", como a do compositor alagoano Hekel Tavares.

O regente Emmanuele Baldini foi quem 'descobriu' a obra de Hekel Tavares e vai apresentá-la pela primeira vez em Campinas. No repertório também há obras de Cláudio Santoro e do alemão Felix Mendelssohn. 

A apresentação no sábado será às 20h e, no domingo, às 10h. Os ingressos estão à venda em https:// bileto.sympla.com.br/ event/74437/d/145204.

Baldini é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e traz para este concerto um programa com obras que, como ele próprio diz, "merecem ser conhecidas do público". Ele preparou um programa especial para este concerto, em Campinas, que foi a primeira cidade a hospedá-lo como solista da OSMC, depois da sua chegada ao Brasil em 2005, vindo da Itália.

Também violinista, Baldini diz que o concerto tem um carinho especial por justamente ser em Campinas e pelo programa ter entre as obras em particular o "Concerto para violino e orquestra" de Hekel Tavares (1896 – 1969). Esta obra foi uma descoberta dele próprio durante a pandemia. "Eu assumi uma espécie de missão pessoal de pesquisar, descobrir e sobretudo, difundir essa música brasileira,que vale a pena ser divulgada", justifica. 

Baldini foi quem encontrou os manuscritos das partituras junto ao filho do compositor e, a partir delas, encomendou a produção das partes de orquestra, que estavam perdidas. "Com permissão da família do compositor eu fiz o trabalho de digitalizar, editar e extrair todas as partes individuais para poder viabilizar uma redescoberta para este concerto", explica.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/