quarta-feira, 8 maio 2024

Pré-Oscar

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciou, nesta quarta-feira (3), os indicados à 78ª edição do Globo de Ouro, um dos principais prêmios do cinema e da televisão dos Estados Unidos. O evento foi comandado pelas atrizes Sarah Jessica Parker e Taraji P. Henson.

Como já era esperado, devido ao fechamento dos cinemas durante a pandemia de Covid-19, o streaming dominou as indicações, tanto entre as séries, quanto entre os filmes. A Netflix encabeça a lista, com 20 menções em TV e mais 22 em cinema.

Em segundo lugar, entre as produções das telinhas, aparece a HBO, com sete. Já entre os longas-metragens, outro streaming fez bonito, o Amazon Prime Video, com sete indicações. Na sequência aparecem Focus Features, Searchlight Pictures, Sony e Walt Disney Studios, com cinco cada uma.

As produções mais lembradas pela Associação de Imprensa Estrangeira foram o filme “Mank”, de David Fincher, e a série “The Crown”, da Netflix. Cada uma recebeu seis nomeações. Outro destaque deste ano é a grande presença de mulheres na categoria de melhor direção, que contemplou Chloé Zhao (“Nomadland”), Regina King (“Uma Noite em Miami”) e Emerald Fennel (“Promising Young Woman”).

A entrega das estatuetas está marcada para o dia 28 de fevereiro. Por causa dos ainda preocupantes números da Covid-19, a tradicional festa vai sofrer ajustes e deve ocorrer, na maior parte, virtualmente, como foi o Emmy no ano passado.

As apresentadoras serão Tina Fey e Amy Poehler, que estarão em lugares diferentes durante a transmissão -a primeira no Rockefeller Center, em Nova York, e a segunda no Beverly Hilton Hotel, na Califórnia, onde a noite de gala normalmente acontece.

Um dos principais termômetros para o Oscar -mais pela visibilidade que dá aos indicados do que pela sintonia entre as premiações-, o Globo de Ouro premia as melhores produções do cinema e da TV, dividindo as nomeações entre obras de drama e de comédia ou musical. Por causa da pandemia, a lista deste ano contém um número gigantesco de filmes lançados diretamente no streaming.

Até o ano passado, a regra não permitia que uma produção fosse elegível caso não fosse projetada nas salas de cinema. Por causa da quarentena, no entanto, a associação que entrega o prêmio mudou as normas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também