Na manhã de hoje (17), das 8h30 às 12h30, o NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi, de Santa Bárbara d’Oeste, promove a segunda edição do “Festival de Pipas e Sarau Literário” da escola.
Com entrada gratuita, o evento é organizado para alunos do NEI, seus pais, amigos e familiares. A expectativa é de reunir cerca de 2.000 pessoas na atividade. O tema escolhido para este ano é “Juntos por um Mundo Sustentável” e tem como base a Agenda 2030 e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).
NO CÉU | O gramado do NEI recebe os participantes
Na primeira edição, em 2018, o evento reuniu centenas de participantes e espectadores entre alunos, ex-alunos e futuros alunos, amigos e familiares.
NOVIDADES
A edição deste ano também ganha outras proporções. Além do NEI contar com um novo ginásio poliesportivo e multicultural, o evento também será palco de um festival de talentos, em que os alunos irão expor suas aptidões artísticas, seus talentos particulares e habilidades culturais.
Todas estas atividades ainda somam-se às reapresentações teatrais das esquetes vencedoras da edição 2019 do “Recitar”, as declamações de poesias e o varal poético. Paralelamente, nos quiosques da escola, acontecem as oficinas de pipas e contação de histórias. Já o “gramadão”, recebe os pipeiros para um grande espetáculo a céu aberto de pipas, pandorgas, capuchetas, papagaios e todas as suas variações.
ORIGENS
O dia 22 de agosto celebra o “Dia do Folclore Brasileiro”. Dentre as tradicionais brincadeiras do folclore nacional está a pipa. Porém, no Norte do Paraná até Curitiba, ela é chamada de raia. Já no interior de São Paulo é conhecida como papagaio. Curica, Cângula, Jamanta, Pepeta, Casqueta e Chambeta são os nomes na região Norte.
Nas capitais, São Paulo e Rio de Janeiro, é pipa mesmo. Cafifa só em Niterói. Arraia, Morcego, Lebreque, Bebeu, Coruja e Tapioca, Barril ou Bolacha são os nomes na região Nordeste. Algumas cidades e regiões no Sudeste chamam também de Maranhão, Estilão ou Pião. Pandorga é no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Sul do Paraná.