quinta-feira, 26 dezembro 2024
Espetáculo

Sinfônica de Americana recebe violoncelista israelense e regente brasileiro

Eles se apresentarão no Teatro Municipal de Americana na quinta-feira (25)
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação da Prefeitura de Americana

Orquestra Sinfônica de Americana recebe, na próxima quinta-feira (25), dois ilustres convidados para o concerto Grandes Clássicos do Romantismo: o violoncelista israelense Mischa Haran e o regente brasileiro Ricardo Calderoni. A apresentação acontece no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, às 20h, com entrada franca. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do teatro, até antes do início do espetáculo (sujeito a disponibilidade e lotação do espaço), ou pelo site www.entravip.com.br

O repertório da noite inclui clássicos da música do Romantismo, como o “Concerto para violoncelo, Ópus 33”, e o tema “O Cisne”, parte da obra “Carnaval dos animais”, ambas compostas pelo músico francês Camille Saint-Säens (1835-1921). A música para cinema estará representada com um arranjo para violoncelo e orquestra do tema de “A Lista de Schindler”, de John Williams (n. 1932) e a música brasileira marcará presença com a obra “Ponteio”, de Cláudio Santoro (1919-1989) e a composição “Nosso Balaio”, do maestro convidado.

Os músicos estão em turnê internacional, formando o Duo Calderoni-Haran, que apresenta obras de Fauré a Villa-Lobos. Americana foi incluída entre os destinos da turnê e o maestro da Orquestra Municipal, Álvaro Peterlevitz, explicou a relevância da presença dos convidados. “Para nossa orquestra, essa convivência e trabalho conjunto com músicos de vasta experiência internacional é uma grande oportunidade de aprendizado e, mais que isso, uma necessidade vital”, destacou.

A secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria, comemorou a oportunidade proporcionada pelo concerto. “Receber um duo de tamanha relevância é uma ocasião de inestimável riqueza cultural, que se torna concreta pela qualidade musical de nossa Sinfônica. Este concerto com certeza ficará marcado na memória e nos corações dos presentes e na história da Cultura em Americana”, declarou.

O violoncelista Micha Haran e o maestro Ricardo Calderoni

Micha Haran é solista e Principal Violoncelista da Orquestra Filarmônica de Israel por mais de 3 décadas. Foi o solista de concertos com orquestra sob a regência dos renomados maestros Zubin Mehta, Leonard Bernstein, Aldo Ceccato, Daniel Oren and Christoph Eschenbach e atuou em recitais de música de câmara junto com os renomados músicos Itzhak Perlman, Emanuel ax, Pnina Salzman, Sergiu Luca, e Alexander Fiorillo. Haran recebeu inúmeros prêmios internacionais, entre eles: Prize for the Best Performance of Bach, New York 1968 e 1st prize for cello, Paris National Conservatory 1964 Competition. Já atuou como solista junto a Orquestra Filarmônica de Israel, Philharmonia da Filadélfia, Sinfônica de Pittsburg, Orquestra Nacional do México, Orquestra de Santa Cecília (Roma) e gravou música israelense, francesa, trios de Schumann e música Barroca.

O maestro, compositor e violonista Ricardo Calderoni apresenta-se constantemente na América Latina, Europa e Estados Unidos, em teatros como: Carnegie Hall; Kennedy Center; Celebrity Centre de Los Angeles; Sala São Paulo; Philharmonie – Ucrânia; e City Hall – Finlândia. É diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica Humanitas e recebeu diversos prêmios, tais como “Melhor Concerto Internacional 2015” – maestro e compositor – Folha de São Paulo e o prêmio International Prize USA/ EU for Excellence in Composition from the National Academy of Music (USA). O coral Oratorio Society of New York, vencedor de Grammy, apresentou a estreia mundial de sua obra para Coral, Quatro Solistas e Orquestra. Foi o primeiro compositor da história da música a compor um Concerto Duplo para Violão, Clarineta e Orquestra e é o compositor em residência da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília. Em 2021, Calderoni dirigiu um projeto de música em Paraisópolis, contemplando milhares de crianças e foi Consultor de ESG (governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, Social, and Governance) no Instituto Food Service Brasil, que contempla as 75 maiores empresas do ramo de alimentos. Atua na Consultoria ESG 360 na Prática, viabilizando projetos de música e meio ambiente que geram relatórios de sustentabilidade com indicadores de performance para as empresas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

Todo Ofertas – Edição nº 630