Um detento identificado como Carlos Eduardo de Carvalho, 20 anos, foi flagrado na última terça-feira tentando entrar no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Hortolândia, no Jardim Nova América, com 23 microcelulares no estômago.
Segundo a SAP (Secretária de Administração Penitenciária), o preso era beneficiado com o regime semiaberto e prestava serviço para a Prefeitura de Campinas, quanto tentou retornar com os aparelhos na unidade prisional ao voltar do trabalho externo, mas foi flagrado pelo scanner corporal.
De acordo com a SAP, os agentes de segurança perceberam alterações nas imagens produzidas pelo equipamento e o detento assumiu ter engolido os microcelulares.
Os equipamentos eletrônicos foram expelidos de uma vez só, por meio de vômito, e o preso não precisou passar por cirurgia.
Ele ainda foi submetido a uma outra revista, mas não foi constatado mais nada em seu organismo.
Segundo a SAP, ao ter os aparelhos descobertos, o preso – que é condenado a mais de sete anos de prisão por roubo (artigo 157) – ainda tentou subornar um agente penitenciário, oferecendo a quantia de R$ 10 mil.
Mas, diante da recusa do funcionário em aceitar o suborno, o detento ficou alterado e fez ameaças ao servidor e à família dele, além de tentar incitar outros presos a tumultuar o ambiente, dizendo ser membro de uma facção criminosa.
Os aparelhos foram encaminhados à Delegacia de Hortolândia, onde foi feita, no 1º DP (Distrito Policial), no Jardim Rosolém, a apreensão dos microcelulares e foi elaborado um BO (Boletim de Ocorrência) de ameaça.
O sentenciado foi isolado preventivamente e aguarda a decisão para ser regredido ao regime fechado, devido à grave infração disciplinar cometida.