terça-feira, 7 maio 2024

Natação de Americana é a 11ª do país

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) divulgou, no início da semana, o ranking final de clubes de natação na temporada 2019, que leva em consideração a participação das agremiações nas competições chanceladas pela entidade ao longo do ano. Com 68 pontos, a equipe de Americana é a 11ª colocada do país, a frente de times tradicionais na modalidade como Mackenzie, Tijuca e Vasco da Gama. 

A definição do ranqueamento se dá com a soma de resultados dos troféus Brasil e José Finkel, na categoria Absoluto, além dos Campeonatos Brasileiros infantil, juvenil e júnior, que são disputados nas versões inverno e verão. O Minas Tênis Clube fechou o ano como a melhor equipe de natação do país, tendo alcançado 325 pontos, sendo seguido por Pinheiros, Corinthians, Sesi e Curitibano, que completam os cinco primeiros times brasileiros da modalidade. 

O técnico da equipe, Fábio Cremonez, avalia como positiva a 11ª colocação no ranking. “É uma posição bem bacana. Se olharmos à nossa frente, são equipes tradicionais, com muito mais verba e estrutura. E olhando para trás, da mesma forma. Foi um ano bastante positivo, a gente vem atingindo as metas traçadas”, apontou. 

“Somos uma das equipes que mais atletas coloca na seleção regional. Temos figurado bem nos estaduais e brasileiro das categorias de base. Tivemos atletas no sul-americano, a conquista do Murilo, medalhista no mundial júnior, e vários outros despontando. Tem muita coisa boa ainda para acontecer”, disse Cremonez. 

“Existem dificuldades, como em todas as modalidades, o país não está apto a investir no esporte, mas a gente não desiste e tenta manter, ao máximo, a qualidade no trabalho. Não posso deixar de citar o apoio da secretaria, dos patrocinadores, os pais da associação que não medem esforços para manter o projeto, assim como os professores e colaboradores”, completou. 

Somadas as oito competições oficiais da CBDA em 2019, foram 15 medalhas, sendo três ouros, três pratas e nove bronzes. O principal destaque ficou para o desempenho de Murilo Sartori, campeão dos 100, 200 e 400 metros nado livre, no Troféu Júlio de Lamare, o Campeonato Brasileiro júnior de verão – nesta temporada, ele ainda faturou o bronze no Mundial da categoria, realizado em Budapeste, na Hungria. 

Na categoria absoluto foram três medalhas, todas de bronze, conquistadas por Fábio Akirawa Santi, nos 50, 100 e 200 costas do Troféu José Finkel. No juvenil, o principal nome da equipe do município foi Vitor Ballan Sega, com sete pódios conquistados, sendo quatro no Brasileiro juvenil de inverno (prata nos 400 e bronze nos 100, 200 e 800 livre) e três na versão de verão da competição (prata nos 100 e bronze nos 200 e 400). 

As duas últimas medalhas de Americana no calendário CBDA desta temporada vieram das provas femininas. Gabriela Alves Carvalho foi prata nos 200 metros costas no Brasileiro juvenil de verão, enquanto Lorena Eduardo Lopes conseguiu o bronze no Brasileiro infantil de inverno. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também