O tênis tem uma nova campeã de Grand Slam. A revelação polonesa Iga Swiatek, 19, venceu neste sábado (10) a americana Sofia Kenin, 21, na decisão de Roland Garros, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1).
No confronto entre as duas jovens atletas, quem conseguiu mostrar mais concentração e se manter firme na partida foi a mais nova delas, que disputava a sua primeira decisão de um torneio desse nível –nunca havia vencido nenhum torneio na elite profissional.
Ela se tornou a primeira tenista da Polônia a ganhar um dos principais torneios do tênis na chave de simples.
Kenin, vencedora do Australian Open em 2020 e sexta colocada do ranking, passou longe de ter um grande dia. Além de não apresentar resistência aos golpes limpos e potentes da polonesa, sofreu com dores e chegou a pedir atendimento médico no início do segundo set.
Swiatek, que entrou no torneio como 54ª colocada do ranking (entrará no top 20 na próxima semana) e portanto, estava longe de ser uma das favoritas, soube conduzir bem sua vantagem e fechar a partida em 1 hora e 24 minutos. Da mesma forma como fez nas outras seis vitórias em Paris, não perdeu set.
A trajetória teve só 28 games cedidos em sete confrontos e placares surpreendentes, o principal deles nas oitavas de final, quando bateu a principal cotada ao título, Simona Halep, por 6/1 e 6/2.