Um espanhol de 59 anos foi preso em flagrante acusado de tráfico internacional de drogas, na última quarta-feira (14), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ele foi descoberto quando tentava embarcar em um voo para Lisboa, capital de Portugal, transportando 5 quilos de pasta base de cocaína em duas malas.
O passageiro foi surpreendido por uma equipe da PF (Polícia Federal), que agiu em cooperação internacional entre o Brasil e Portugal.
Segundo a PF, os entorpecentes estavam em duas malas despachadas pelo suspeito. A cocaína estava distribuída em quatro invólucros, com 1.250 gramas de substância branca em cada um. Um teste químico feito no aeroporto apresentou resultado positivo, apontando tratar-se de pasta base de cocaína.
Segundo a PF, a pena para acusados de tráfico internacional pode chegar a 25 anos de prisão.
De acordo com a Vigilância e Repressão da Receita Federal, só neste ano, em ações próprias e conjuntas com a Polícia Federal, já foram apreendidos mais de 200 quilos de cocaína em Viracopos, em tentativas de embarques em voos que tinham como destinos a Europa, mais especificamente Paris, capital da França, e Lisboa.