O TODODIA apresenta a última pesquisa eleitoral para a escolha de prefeito da cidade de PIRACICABA. De acordo com a consulta aos eleitores piracicabanos, quando perguntados apenas em quem ele votará no próximo domingo (27), 37,8% respondeu espontaneamente o nome do ex-prefeito e candidato a prefeito Barjas Negri.
Entretanto, quando apresentado ao eleitor as opções de escolha neste segundo turno, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) venceria o 2º turno em Piracicaba, com 48,9% no voto estimulado, contra 40,2% do deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), se a eleição fosse hoje. É o que mostra a pesquisa TODODIA/Ágili de intenções de voto estimulado. O percentual de eleitores que não votaria em nenhum dos candidatos é de 4,9%. Não souberam ou não quiseram responder 6%.
Considerando a margem de erro de 3,7%, na pesquisa estimulada Barjas Negri varia entre 52,6% e 45,2%, enquanto Helinho Zanatta entre 43,9% e 36,5% da preferência do eleitorado.
Quando considerado apenas os votos válidos, Negri possui 54,9% e Zanatta 45,1%.
Os eleitores foram questionados também sobre a convicção no voto. Para 80,7%, a escolha é definitiva e não mudará. Já outros 19,3% afirmaram que é um voto de momento e poderia ser mudado.
Rejeição
Os candidatos aparecem tecnicamente empatados quando avaliado o índice de rejeição, com leve desvantagem para o candidato do PSD. O levantamento mostra que 33,5% não votariam em Helinho Zanatta de jeito nenhum, enquanto 30% rejeitam Barjas Negri. A porcentagem de eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos é de 26,9%. Não souberam ou não responderam 9,6%.
Um outro cenário interessante que foi levantado pela pesquisa, diz respeito ao ‘Clima de Vitória’, ou seja, quem os eleitores têm o sentimento de que vencerá esta eleição. A opção para 60,7% das respostas obtidas foi para o candidato PSDBista, Barjas Negri. Confira abaixo a resposta:
Pesquisa
Foram entrevistados 700 eleitores moradores de Piracicaba, maiores de 16 anos, entre os dias 13 e 17 de outubro. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas por telefone, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 3,7% pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Custeada pelo Todo Dia (Rede Cidade de Americana) com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP-04575/2024.
Sobre o Instituto
Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país. O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.
Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais deste ano.