segunda-feira, 17 junho 2024
SEGURANÇA

Novo Corpo de Bombeiros da PM chega a mil atendimentos em menos de um ano

Números da unidade inaugurada em julho do ano passado incluem combates a incêndios, resgates diversos e salvamentos
Por
Redação
Foto: Divulgação

Em menos de um ano desde que foi inaugurada, em 11 de julho de 2023, a unidade do Corpo de Bombeiros da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) em Nova Odessa realizou cerca de mil atendimentos, incluindo combates a incêndios, resgates diversos e salvamentos, com 234 vítimas humanas atendidas.

Os números foram apresentados ao prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho, e autoridades locais no último dia 9 de abril, durante a cerimônia de apresentação de novo comandante do 16º GB (Grupamento de Bombeiros) da região, sediado em Piracicaba. Quem assumiu a unidade regional foi o major Maxwell. Leitinho foi acompanhado pelo secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.

O comandando da base de Nova Odessa continua com o 1º sargento Whander Alencar Cardoso. “É uma satisfação da equipe ter esse tempo-resposta curto, podermos estar mais próximos e chegarmos mais rápidos até as ocorrências, podendo assim salvar mais vidas”, declarou Whander.

Ele citou especificamente dois desengasgamentos na porta da unidade (de um mesmo bebê), um socorro de cavalo caído em fossa, o tempo-resposta ao incêndio de uma farmácia na região central da cidade e o apoio às cheias do Ribeirão Quilombo nos municípios de Nova Odessa e Sumaré – sem falar dos inúmeros acidentes de trânsito com vítimas.

“É muito importante também o trabalho do 192 (a Central de Ambulâncias da Saúde Municipal) e da Defesa Civil Municipal, que sempre nos apoiam nas ocorrências”, acrescentou o comandante.

“Esses guerreiros dos Bombeiros da PM vêm salvando vidas em Nova Odessa e região dia após dia. (A instalação da unidade local) é uma grande conquista da nossa gestão, minha e do meu vice-prefeito Mineirinho (Alessandro Miranda), para a população de Nova Odessa. E hoje é um grande patrimônio humano do nosso município”, destacou Leitinho.

O prefeito lembrou ainda que a presença do Corpo de Bombeiros na cidade, “além de resgatar a vítima de um acidente ou uma casa que pegou fogo, também nos ajuda a trazer empresas e gerar emprego e renda para nossa população, porque muitas empresas não vêm para um município que não tenha uma unidade” da corporação.

Inaugurado em julho de 2023, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado em Nova Odessa está instalado na Avenida São Gonçalo, nº 2.303, no Jardim Santa Rita 2, e atende a ocorrências em toda a cidade. Viabilizado através de uma inédita parceria negociada pelo prefeito Leitinho com o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Regional do Corpo de Bombeiros, a unidade é mantida em parceria por Prefeitura e Estado.

Assim, cabe à Prefeitura arcar com os cursos de instalação água, luz, telefone e alimentação dos profissionais e eventuais voluntários que venham a participar do programa de voluntariado da corporação. Já o Estado arca com equipe (formada por 15 policiais militares bombeiros altamente treinados), dois veículos – um caminhão auto bomba com capacidade para 4 mil litros de água e R$ 2 milhões de valor de mercado, e uma unidade de resgate totalmente equipada, que custa cerca de R$ 500 mil – e todos os equipamentos necessários, como um desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens. A corporação já está atendendo aos chamados feitos via telefone 193.

Foto: Divulgação

Nova Odessa é a 3ª cidade mais segura do Estado

O investimento em segurança pública em Nova Odessa mostra resultados positivos. Segundo o IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos) 2023 divulgado pelo Instituto Sou da Paz, Nova Odessa é a terceira cidade mais segura do Estado de São Paulo, dentre todos os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes.

Além disso, o “Paraíso do Verde” é uma das três únicas cidades paulistas com IECVs 2022 menores que 4,00 – ao lado de Capivari e Pirassununga. Nova Odessa alcançou um índice de apenas 2,95. O estudo leva em conta as estatísticas oficiais e dados sobre a ocorrência de crimes registrados pelas polícias, relativos a mais de 40 itens – de homicídios, roubos, furto até prisões e apreensões de drogas e armas.

No ano passado, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa prendeu 46 indivíduos, ou porque eram procurados pela Justiça ou em flagrante. Foram realizadas mais de 20,5 mil rondas, durante as quais foram feitas 2,3 mil abordagens. Do total de atendimento da Guarda, 186 foram denúncias de perturbação do sossego. Houve 2,4 mil autos de infração de trânsito.

A GCM ainda retirou do “mercado” 339 porções de drogas, apreendeu uma arma irregular e recuperou 22 veículos. É o que mostra no relatório de atividades da corporação em 2023.

Desde 2021, a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa passou por uma verdadeira transformação. O passo mais importante foi a criação da própria Secretaria Municipal de Segurança Pública, responsável pela GCM, pela Defesa Civil e pela Fiscalização de Trânsito na cidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também