sexta-feira, 26 abril 2024

Décio defende criação de hospital municipal em Sumaré

Pré-candidato a deputado estadual pelo PSD, Décio Marmirolli também fala em ‘união’ dos bairros

SÉRIE | Décio Marmirolli em entrevista ao editor executivo do TODODIA, Paulo Medina (Foto: Leonardo Mato/ TodoDia Imagem)

A campanha “Sua voz, sua vez, seu voto” promovida pela Rede TODODIA ouviu esta semana o pré-candidato a deputado estadual pelo PSD, Décio Marmirolli. O pré-canditato foi vereador em Sumaré por seis mandatos e candidato a prefeito nas eleições de 2020, ficando em segundo lugar com mais de 25 mil votos.

Ele ponderou a intermediação de escolas para a cidade, afirmou que seu foco está ligado à saúde, educação e segurança pública, disse que é preciso “unificar” os bairros de Sumaré e viabilizar um Hospital Municipal para o município, além de trazer mais empresas para a região. Confira a entrevista:

TODO DIA: Décio, você teve seis mandatos como vereador. O que destaca da sua atuação em Sumaré?

DÉCIO MARMIROLLI: Como vereador nós sempre trabalhamos pautados dentro da legalidade e da eficiência do serviço público e a bandeira que a gente sempre defende é a questão da saúde, educação e segurança pública.

Ainda falando sobre os seus mandatos como vereador, tem alguma ação ou obra específica que contribuiu?

Sim. O foco nosso sempre foi a saúde e educação. São duas áreas importantes para a população de Sumaré. Na questão da saúde, sempre viabilizamos verbas para a saúde junto aos deputados. Garantia de recursos para ampliar postos de saúde e compra de equipamentos. Inclusive, Sumaré tem o primeiro mamógrafo que eu consegui com o ex-governador Geraldo Alckmin. A gente observava ao longo dos anos que as mulheres com câncer de mama precisavam fazer um mutirão a cada seis meses ou um ano. Quando você tem o início de um câncer de mama e não tem um diagnóstico precoce, a mulher pode desencadear um câncer por todo o corpo e a vir a óbito. Com esse equipamento, você tem em tempo real um exame de diagnóstico e o médico pode iniciar um tratamento. Hoje ele está no Laboratório de Especialidade. A gente também sempre pautou que educação é primordial para os nossos jovens. Eu consegui com o mesmo governador na época (Geraldo Alckmin) escolas para a cidade de Sumaré. Duas escolas estaduais: uma no Jardim das Orquídeas (do 1º ao 5º ano) e uma no Jardim do Bordon 2 (do 6º ao 9º ano). Tem uma terceira escola, inclusive, que estava no projeto nosso do governo, uma escola estadual destinada ao bairro do Matão, que por sinal, até hoje, não foi indicada uma área para se instalar a escola do Matão. Passaram vários prefeitos e ninguém indicou uma área boa para que o Estado pudesse instalar e fazer a escola.

Qual análise e quais lições você tira da campanha para a prefeitura em 2020, agora quase dois anos depois?

Eu sempre falo que Sumaré tem como melhorar em todo o sistema na cidade. A campanha de 2020 foi importante. A gente estava com poucos recursos, mas tivemos uma votação expressiva, a população reconheceu. Hoje estamos aqui com uma pré-campanha como pré-candidato a deputado estadual.

Quais frutos você imagina trazer da última eleição ao Executivo para essa nova pré-candidatura?

É uma experiência muito grande que temos no Legislativo como vereador. Vamos aplicar as mesmas experiências que tivemos antes. Temos uma bagagem muito importante e um desafio. Um conhecimento profundo do Executivo. Como deputado estadual muda pouco as coisas do Legislativo. Temos condições de conduzir um processo como deputado muito eficiente junto ao Estado.

O que o levou a ser pré-candidato a deputado estadual?

Foi uma vontade da população que pediu para darmos essa continuidade e uma vontade minha também de participar de todos os pleitos. Como eu disse: não vou desistir de Sumaré! Como pré-candidato a deputado estadual agora e vindo futuramente como um administrador da cidade de Sumaré, vou estar sempre presente porque eu amo a cidade de Sumaré e tenho como conduzir ela a um patamar bem alto.

Quais áreas e setores da administração você tem identificado que é possível avançar e de qual maneira?

Um ponto importante que precisamos fazer em Sumaré é a unificação dos bairros, unir a população de Sumaré. Hoje nós temos seis grandes regiões distintas. E por serem distintas, dificultam o relacionamento com a comunidade. Podemos unificar essa população e fazer uma unificação dos bairros, com plano de transporte público de eficiência. Dar condições de relação de bairro e centro para que a própria comunidade chegue a interagir com mais bairros como um todo porque hoje temos diferenças como o bairro Matão, Área Cura, Picerno. Precisamos unificar os polos. Isso é importante porque a cidade é uma só.

De que maneira você pretende fazer isso?

Fazer a união é um trabalho grande. Mas para isso tem que dar uma estrutura, um trabalho consciente com a própria cultura, os bens e usos em comuns de ambos os bairros. Um trabalho de relacionamento entre as comunidades de Sumaré.

Qual tem sido a sua ideia em relação ao desenvolvimento econômico. Pensando além, não só no desenvolvimento de Sumaré, mas para a RMC (Região Metropolitana de Campinas)?

Sumaré tem um potencial imensurável. Não só Sumaré. A RMC tem um polo fantástico. Precisa trazer um desenvolvimento econômico e social. Significa trazer grandes empresas de alta tecnologia. Isso reflete na relação de emprego e renda. Nenhuma cidade e nenhum povo conseguem evoluir sem emprego e sem renda. Se não tiver renda, ela vem à falência. Se não tiver emprego, a população empobrece. Nós temos de desenvolver o econômico e social na RMC, que tem uma extensão territorial importante. Dentro do estado de São Paulo, é a melhor região em termos de desenvolvimento econômico. Temos de incentivar as empresas. Inclusive as multinacionais que chegam ao país.

Quais são hoje os principais gargalos que você identifica na RMC?

A dificuldade de instalação de empresas. Tanto Sumaré como as demais cidades elas precisam fazer uma expansão e dar espaço para instalar polos industriais. Sumaré, por exemplo, tem a Rodovia dos Bandeirantes, o aeroporto (Viracopos) a 7 km, tem a ferrovia e temos a Rodovia Anhanguera. Tem tudo para o escoamento da produção, engloba Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Hortolândia e Campinas. É um polo importante para o desenvolvimento econômico só que precisa explorar para abrir os espaços para grandes empresas. O estado pode ajudar muito. Não só nesse quesito, mas trazendo empresas para a RMC.

Quais são as necessidades de Sumaré e dos municípios da região que demandam soluções imediatas?

Saúde. Inclusive nós tivemos uma situação gravíssima na pandemia, ninguém está preparado para dar um atendimento digno a todo ser humano. Vimos o tanto de óbitos em Sumaré e na RMC, inclusive. A população per capita de Sumaré foi a que mais teve óbitos decorrentes da Covid-19, por quê? Um dos quesitos é a falta de um Hospital Municipal. Nós temos o básico que é uma UBS (Unidade Básica de Saúde), uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e um regional de alta complexidade que tem as portas fechadas. Todas as demais cidades da região têm um Hospital Municipal e é muito importante em casos de emergência. Não precisar ajoelhar para o CROSS do estado de São Paulo abrir uma vaga estadual. O gargalo maior de Sumaré é (a falta) do hospital municipal. Um sonho meu e como deputado estadual a gente pode viabilizar junto com o estado e com o município, e construir e administrar ele. Precisa investir mais em saúde e em hospitais para dar segurança à população.

Décio, falando sobre a sua pré-candidatura a deputado estadual. Como você tem construído alianças e costurado apoios?

Nós temos várias alianças, inclusive a aliança com o pré-candidato a deputado federal Saulo Pedroso (PSD), que é uma excelente pessoa e vimos nele uma seriedade. Foi prefeito da cidade de Atibaia por dois mandatos, com um índice muito grande de aprovação. Tem a garra e a vontade de ser deputado federal. Ele é muito municipalista. Nós temos de fazer alianças regionais. O voto regional é muito importante. Nesse quesito estamos fazendo alianças importantes e o Saulo foi fundamental para o início da pré-campanha. Tenho focado na RMC.

Você pretende direcionar qual tipo de proposta caso seja eleito?

O deputado estadual tem o orçamento do estado para destinar recursos para determinadas áreas. Eu vou focar para as áreas de saúde, educação e segurança. Na área da segurança podemos fazer o monitoramento das cidades. Quero fazer o monitoramento porque afugenta o bandido e ampliar o número de guardas que temos em Sumaré.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também