quarta-feira, 8 maio 2024
MEIO AMBIENTE

Sumaré recebe certificado de Município Resiliente

Cidade obteve pontuação exigida por programa do Governo do Estado que destaca os municípios com capacidade de se adaptar para prever desastres naturais
Por
REDAÇÃO
Foto: Divulgação

Sumaré recebeu em junho deste ano o Certificado de Resiliência por ter obtido a pontuação exigida de 70 pontos no programa Município Resiliente do Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega do título foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira.

A premiação foi entregue para 66 municípios que obtiveram a partir de 70 pontos, com base em três indicadores: Índice de Efetividade da Gestão Municipal, Município VerdeAzul e Campanha Construindo Cidades Resilientes.

“É com grande alegria que recebemos este certificado, que é fruto de muito trabalho e planejamento, visando sempre a prevenção e cuidados com a nossa população. É o reconhecimento do grande trabalho da nossa Defesa Civil e demais secretarias e dos nossos investimentos na segurança da população e meio ambiente. Isto consolida Sumaré como uma cidade preparada para as mais diversas situações, antecipando-se aos desastres e minimizando quaisquer riscos, além de uma cidade com crescimento sustentável”, disse o prefeito Luiz Dalben.

O programa Municípios Resilientes foi criado em 2019, como um incentivo às cidades paulistas para a implementação de medidas e estratégias a fim de diminuir os riscos de desastres. O programa também facilita o acesso a recursos que viabilizem esses projetos.

As cidades resilientes são aquelas que possuem a capacidade de se adaptar para prever desastres naturais e trabalham se preparando para lidar com eles, absorvendo o conhecimento do que houve no passado e criando planos de ação que possam ser usados no futuro.

“A atividade da Defesa Civil é, sobretudo, a de salvar vidas, dando a pronta-resposta a quem mais precisa. Precisamos de fato incorporar o conceito da resiliência no nosso dia a dia, preparar estruturas e municípios mais resilientes para o enfrentamento de questões que serão rotineiras. Para todos que estão com o colete de laranja que têm feito a diferença na vida das pessoas, meus cumprimentos e parabéns”, explicou o governador Tarcísio de Freitas.

Sumaré trabalha com monitoramento in loco de toda a cidade. As operações Verão e Estiagem fomentam ações e medidas preventivas, sempre com foco maior nas áreas de risco. Além das vistorias em campo, é realizado o acompanhamento dos índices pluviométricos, tempo seco e previsão meteorológica em uma central de monitoramento 24 horas montada na sede da Defesa Civil Municipal.

Os ribeirões Quilombo, Jacuba e Tijuco Preto recebem limpezas constantes. Também são realizadas atividades de orientação e conscientização da população, como para evitar descartes irregulares. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos trabalha intensamente no desentupimento de bueiros, a fim de facilitar o escoamento das águas das chuvas. Mais de 60 mil mudas de árvores foram plantadas, recuperando áreas degradadas e deixando a cidade mais verde.

Diante das quedas de temperatura, equipes da Defesa Civil e Fundo Social entregam agasalhos e alimentos para as pessoas em situação de risco resistentes à ida para os abrigos parceiros da Prefeitura.

A cidade também criou o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), para acompanhamento dos índices pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias de campo e alertas da Defesa Civil Estadual.

Desde 2017, a Defesa Civil da cidade recebe diversas capacitações e novos equipamentos. Por intermédio do deputado Dirceu Dalben, a corporação recebeu uma nova viatura para os serviços.

Prefeitura promove 2º Feirão do Emprego com mais de 250 vagas

Em celebração aos 155 anos de Sumaré, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do PAT e em parcerias com empresas do município, realizou no dia 15 de julho o 2º Feirão do Emprego. O evento aconteceu no Shopping ParkCity, na Avenida Rebouças.

Mais de 30 empresas, nacionais e multinacionais, ofereceram mais de 250 vagas de emprego. Também houve sorteio de bolsas para cursos técnicos livres e graduação, corte de cabelo e esmaltação, feitos pelas escolas técnicas da cidade.
O 2º Feirão do Emprego contou com o apoio da Acias (Associação Comercial e Industrial de Sumaré) e ParkCity Sumaré.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também