A cidade de Americana é a nova sede da Seleção Brasileira de Badminton. Os treinamentos da equipe vão acontecer no ginásio da Praça de Esportes Sebastião Barreira, no bairro Nova Americana.
Antes de se mudar para Americana, a equipe treinava em Campinas. “A vinda da seleção para Americana é um projeto que eu estava discutindo havia um ano e meio com a Confederação Brasileira e Badminton. Agora a cidade se torna referência nacional e internacional da modalidade”, comemora Osvaldo Klein Neto, o Foca, Secretário de Esportes.
Segundo ele, houve a reforma interna do ginásio, do almoxarifado, das telhas e dos banheiros, totalmente custeado pela Confederação. Os atletas treinarão em Americana de olho nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão.
A apresentação dos atletas e de toda a equipe aconteceu no ginásio, na manhã deste sábado (1º). “Já estão todos instalados, já alugaram apartamentos e já estão treinando”, explica o secretário.
Dez atletas passarão a treinar em Americana. “É um sonho realizado tê-los na cidade. Haverá capacitação de professores com o técnico da seleção, o português Marco Vasconcelos. Essa modalidade vai passar a existir em dez escolas da cidade. Serão capacitados dois professores por escola”, afirmou.
E já no ano que vem vamos ter um campeonato interescolar com essas dez escolas
Segundo ele, esse trabalho deve começar no próximo mês. “E já no ano que vem vamos ter um campeonato interescolar com essas dez escolas”, adianta.
O prefeito Omar Najar (MDB) acompanhou a apresentação. “É uma novidade muito importante para o esporte em Americana, pois as pessoas terão mais proximidade com o badminton. Essa diversidade esportiva é favorável para a população e acredito que muitos serão estimulados a começar a jogar, além de valorizar os atletas. Que a seleção seja bem-vinda e saibam que a Prefeitura está disponível para ajudar quando for preciso”, disse.