terça-feira, 16 abril 2024

Atletas do Piratas podem disputar o mundial de Rugby

Três atletas da equipe feminina do Piratas, de Americana, estão mais próximas do sonho de disputar a Copa do Mundo de Rugby League, que acontece ano que vem na Inglaterra. Amanda Pachu, Lilian Oliveira e Larissa Lucena estão entre as 43 convocadas para o Draft Camp da seleção brasileira, em abril, evento que abre o período de treinamentos visando o mundial. Será a primeira vez que o Brasil disputará a competição que reúne as principais nações desse esporte. 

Uma das escolhidas, Amanda Pachu explica como se deu a convocação para a seleção, que é orientada pelo inglês Matt Gardner e o australiano Paul Grundy. “Essa convocação partiu do Campeonato Brasileiro, que aconteceu em dezembro passado em São Paulo, onde atuei pelo São Lorenço (MG). Porém, fui chamada como atleta do Piratas, que é por quem disputarei essa temporada”, contou. 

A atleta fala do funcionamento dessa primeira etapa de treinos na seleção. “Nesse camp vão ter testes físicos e táticos específicos do rugby e depois vão ser selecionadas, realmente, as que vão disputar a Copa do Mundo. Desde o anúncio da lista até o evento, cada uma está tendo que se preparar individualmente para apresentar o seu melhor e buscar essa vaga no mundial”, esclareceu. 

Natural de Santa Bárbara d’Oeste, Amanda defende o time americanense desde 2017 e revela como se deu seu ingresso no esporte. “Comecei no futebol, mas parei por motivos pessoais. Então, uma amiga, a Adriana, que hoje defende Guarulhos e também está convocada para a seleção, me apresentou o rugby, insistiu para eu treinar. Eu fui e me apaixonei pela modalidade”, lembrou. 

“É um esporte inclusivo, independe do porte físico, se você é magro ou um pouco mais forte, tem espaço para todo mundo. Sem contar os pilares que o rugby te ensina, como disciplina, humildade, respeito, entre outros princípios”, completou a jogadora que exerce atua como back, que tem como principal função a corrida com a bola. 

SORTEIO 

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Rugby League Feminino acontece hoje, na Inglaterra. As oito seleções classificadas para o mundial foram divididas em quatro potes e serão formadas duas chaves. O Brasil está no 4, ao lado de Ilhas Cook. Os países cabeças de chave são os anfitriões e a Austrália. Os demais participantes são Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá e França. 

MASCULINO 

O Piratas também está presente com três atletas entre os 38 nomes da lista de convocados da seleção masculina, que não conseguiu vaga no mundial, porém, estará em preparação para competições e jogos importantes, como a Copa do Mundo das Nações Emergentes, o Sul Americano e o Américas Cup 2022. 

Representam a equipe americanense na seleção, os atletas Bruno Morales, Douglas Parazi e Fàbio Lopes. 

ENTENDA 

Amanda, Lilian e Larissa foram convocadas para a Copa do Mundo de League, uma das três modalidades do rugby mundial. Nessa vertente, cada equipe conta com 13 jogadoras titulares em campo, com o try (cruzar a linha final com a bola) valendo quatro pontos, a conversão e o penal, dois pontos, e o drop goal, um.  

Os outros dois gêneros de rugby são: o Sevens, disputado por sete atletas de cada lado, e modalidade que participa dos Jogos Olímpicos, e o Union, com 15 jogadores para cada time. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também