sexta-feira, 24 janeiro 2025

Brasil vence Quênia com facilidade e está nas quartas de final do vôlei feminino

As meninas garantiram o primeiro lugar do Grupo A da competição, com 14 pontos e 100% de aproveitamento

A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou o Quênia com parciais de 25/10, 25/16 e 25/8 (Foto: Wander Roberto/COB)

A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou nesta segunda-feira (2) sua participação na fase de grupos nos Jogos Olímpicos de Tóquio com uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre o Quênia, com parciais de 25/10, 25/16 e 25/8, garantindo o primeiro lugar do Grupo A da competição, com 14 pontos e 100% de aproveitamento.

Já classificada, a seleção brasileira entrou em quadra brigando apenas pela liderança e José Roberto Guimarães mandou as titulares para o jogo. Contra a seleção queniana, que não somou nenhum ponto na competição, as brasileiras não encontraram nenhuma dificuldade, impondo seu ritmo em todos os sets e mantendo uma boa vantagem durante toda a partida.

O jogo
Forte no ataque e com bom volume de jogo, o Brasil se impôs muito cedo no primeiro set, abrindo 7 a 2. A distância entre as equipes era evidente e a vantagem foi aumentando. Na reta final da parcial, o Quênia chegou a encaixar uma sequência de pontos, mas não chegou perto de ameaçar a seleção brasileira, que fechou o set em 25 a 10. A central Carol foi o destaque, com sete pontos.

No segundo set, as quenianas conseguiram evitar a disparada brasileira por mais tempo, mas, a partir do quinto ponto não teve jeito. O Brasil deslanchou e se impôs, variando ataques e quebrando a recepção adversária. As adversárias ainda tiveram um bom momento no set, chegando a cortar a diferença para cinco pontos, mas a reação parou e as brasileiras fecharam a parcial em 26 a 16, fazendo 2 sets a 0.

Para o terceiro set, José Roberto Guimarães promoveu três mudanças na seleção brasileira: Rosamaria, Natália e Ana Beatriz entraram nos lugares de Tandara, Fe Garay e Carol Gattaz. A equipe não perdeu o ritmo forte e logo abriu 7 a 1 no placar. Com o jogo mais tranquilo, o técnico da seleção brasileira promoveu mais testes ao longo da parcial, que teve grande atuação de Rosamaria, que somou seis pontos.

Atletas da Rússia nas quartas de final
Com a primeira colocação, o Brasil já conhece seu adversário nas quartas de final: as Atletas da Rússia, que ficaram em quarto lugar no Grupo B. Outro confronto já definido é entre EUA (1º do Grupo B) e República Dominicana (4º do Grupo A).

Dois confrontos ainda serão definidos por sorteio. A Sérvia, segunda colocada do Grupo A, e a Coreia do Sul, terceira colocada da chave, ficam no mesmo pote. No outro pote, Itália e Turquia, segunda e terceira colocadas do Grupo B, respectivamente.

Após a vitória sobre as quenianas, o técnico José Roberto Guimarães e a central Carol projetaram o duelo contra o Comitê Olímpico Russo, e ressaltaram sobre a crescente delas durante a competição.

“A gente sabe das qualidades do time russo. A gente sabe das qualidades das jogadoras deles. O time da Rússia fez bons jogos, contra a China o jogo já estava perdido, e elas viraram o jogo. É um time que está bem perigoso. O time russo melhorou muito desde a Liga das Nações, precisamos ter um cuidado muito grande com o saque, na agressividade desse fundamento”, disse ao SporTV o técnico de 66 anos.

“O nosso bloqueio tem que trabalhar muito bem, porque elas atacam as bolas das extremidades de forma intensa, com muita agressividade, as jogadoras de meio também fazem um grande trabalho. Vai ser um jogo difícil, temos que nos preparar muito, sabemos da qualidade. Mas nosso time tem evoluído, a energia está boa, mas é um jogo de quartas de final, tem aquele nervoso, quem quiser ganhar passa”, completou.

Carol ainda alertou que as Olimpíadas para o vôlei feminino zerou, os resultados obtidos não significam muita coisa, já que a partir das quartas todo jogo é uma final.

“Zerou tudo, tudo que a gente pôde treinar a gente já fez, tanto fisicamente quanto taticamente. Amanhã temos outro treino, sabemos que o time delas cresceu demais na competição, estão superfortes e usando muito bem as extremidades. Vamos acreditar no nosso saque para pegar essa bola mais de fundo, vamos buscar fazer o melhor tudo que tem porque todo jogo a partir de agora é uma final”, afirmou. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também