
O União Barbarense conquistou o título da Série A4 do Campeonato Paulista neste sábado (26), ao vencer o Paulista por 2 a 0 no placar agregado. O título inédito coroou a melhor campanha da competição, construída pelo Alvinegro desde a primeira fase.
No segundo semestre do ano passado, o clube iniciou o planejamento para a temporada 2025. No dia 6 de setembro o União Barbarense anunciou Toninho Cobra como treinador.
A pré-temporada, iniciada em dezembro, ainda não contava com todo o elenco montado. Diversos jogadores chegaram durante os treinamentos e até mesmo após o início do campeonato.
O elenco campeão é formado por: Ivo Ricardo, Jonathan e Mateus (goleiros); Pedro Lima, Vítor Felipe, Davi, Cristiano e Arthur (zagueiros); Mastherson, Wesllen, Giovani e Fabrício (laterais); Nathan Índio, Hebert, Gustavo Silva, Vinicius Cichota, Victor Zaga, Edgar e Messias (meio-campistas); Daniel Cruz, Lucas Lotto, Danilinho, Hiago Oliveira, Bryan e Marcos Henrique (atacantes).
O INÍCIO DE CAMPEONATO RUIM
Os quatro primeiros jogos do União não indicavam, nem de longe, que o final seria feliz. Sem convencer no desempenho, o Alvinegro conquistou uma vitória (contra o Jabaquara), um empate (com o Penapolense) e duas derrotas em casa, contra Nacional e São Caetano.
Após a 4ª rodada, o técnico Toninho Cobra pediu demissão do cargo e deixou o clube.
A CHEGADA DO TÉCNICO QUE MUDOU A HISTÓRIA
No dia 3 de fevereiro, o União Barbarense anunciou a contratação de Raphael Pereira, que havia encerrado sua passagem pelo União São João, de Araras. Raphael chegou como atual campeão da Série A4, aliás, o único técnico campeão da divisão, já que o campeonato teve sua 1ª edição disputada em 2024.
Raphael Pereira chegou para mudar o desempenho e a trajetória do União no campeonato, conquistando resultados positivos consecutivos.

OS SETE JOGOS SEM PERDER
A partir da 5ª rodada, com a chegada de Raphael, o Leão da 13 ficou sete jogos sem saber o que era derrota. Foram seis vitórias — contra Taquaritinga, Paulista, Matonense, Grêmio São-Carlense, Barretos e Audax — além de um empate com o Joseense.
O União foi derrotado na 12ª rodada pelo Vocem, em Assis. Quando voltou a perder, a equipe já era líder do campeonato.

O FIM DA PRIMEIRA FASE E LIDERANÇA COM ANTECEDÊNCIA
Nos três últimos jogos, a equipe manteve a superioridade em relação aos adversários, vencendo Inter de Bebedouro, Colorado Caieiras e Araçatuba, respectivamente.
Os ótimos resultados garantiram ao União Barbarense a classificação ao mata-mata e a liderança isolada com uma rodada de antecedência.
Ao fim da primeira fase, o União terminou as 15 rodadas com 10 vitórias, dois empates e três derrotas. Melhor ataque, com 28 gols; segunda melhor defesa, com 11 gols sofridos; e o melhor saldo de gols: 17.

O MATA-MATA RUMO AO ACESSO
Classificado na 1ª colocação, o União enfrentou o Colorado Caieiras, 8º colocado. Por ter a melhor campanha, a equipe de Santa Bárbara d’Oeste decidiu o confronto em casa e ainda poderia empatar no placar agregado para se classificar — vantagem que perdurou por todo o mata-mata.
Nas quartas de final, o Leão venceu em Caieiras por 1 a 0, gol de Hebert, que fazia sua estreia com a camisa unionista, sendo a única contratação do clube na janela entre a fase de classificação e a eliminatória.
No jogo da volta, as equipes empataram em 1 a 1, com gol unionista marcado por Danilinho.

O CONFRONTO DO ACESSO
Após 13 anos, o União Barbarense voltou a disputar um acesso em qualquer divisão do Campeonato Paulista. O adversário foi o Araçatuba, recém-chegado à divisão.
No primeiro jogo, fora de casa, derrota por 3 a 2. O União construiu vantagem duas vezes no placar, com gols de Lucas Lotto e Daniel, mas acabou sofrendo a virada.
Jogando em casa, a equipe precisava vencer por qualquer placar para subir de divisão. E o acesso veio com um passeio sobre o adversário. O time doutrinou e goleou o Araçatuba por 4 a 0, com gols de Nathan Índio, Messias, Mastherson e um contra de Adiel.
O principal objetivo foi alcançado no dia 19 de abril. A última vez que o União jogou a Série A3 foi em 2018.

A CONQUISTA DO TÍTULO
Com o acesso garantido, União Barbarense e Paulista chegaram à disputa do título em busca de fechar com chave de ouro a campanha. Clássico regional, o confronto gerou muita expectativa entre os torcedores. Além disso, o União viu seu maior rival, Rio Branco, ser campeão da divisão na temporada passada.
No primeiro jogo, em Jundiaí, o equilíbrio predominou, mas quem levou a melhor foi o Leão da 13. Vinicius Cichota, que nunca havia marcado um gol como profissional, balançou as redes no segundo tempo e deu a vitória ao União por 1 a 0.
Em casa, veio a confirmação de que a melhor campanha merecia o título. O União foi superior ao adversário e venceu novamente por 1 a 0, com gol de Messias.
O título da Série A4 foi o primeiro da história do União Barbarense conquistado em Santa Bárbara d’Oeste.

O FIM DA TEMPORADA E PLANEJAMENTO PARA 2026
Mesmo com a vaga conquistada, a diretoria do União Barbarense decidiu não disputar a Copa Paulista. Com isso, o futebol profissional do clube encerra as atividades neste ano histórico.
O planejamento para a próxima temporada terá início na reta final do segundo semestre, quando o clube começa a realizar contratações visando à disputa da Série A3 do Campeonato Paulista.