sexta-feira, 12 abril 2024
NO PÓDIO

Campeão brasileiro, atleta de Hortolândia conquista o 3º lugar no mundial de Muay Thai

Conheça Jefferson Kilão, que disputou o mundial no início deste mês em Bangkok, capital da Tailândia
Por
João Victor Viana

Quando o assunto é o Muay Thai, nossa região está bem representada. Jefferson Laves Camargo Filho, ou somente Jefferson Kilão, morador de Hortolândia, conquistou no início deste mês o maior resultado de sua carreira, o terceiro lugar no campeonato mundial da modalidade.

O resultado expressivo foi conquistado em Bangkok, capital da Tailândia, onde o atleta de 21 anos disputou três lutas, vencendo por pontos um adversário de Sri Lanka, nocauteando um português e sendo derrotado na semifinal, por pontos, por um lutador alemão, que, posteriormente, se tornou o medalhista de ouro.

Kilão foi um dos 35 representantes brasileiros na competição. A delegação do Brasil participou em diversas categorias. 20 técnicos ainda compuseram o staff para dar suporte aos atletas.

“Muito importante estar representando não só a cidade de Hortolândia, como o nosso estado e também o nosso Brasil. Foi uma responsabilidade grande, mas também muito prazerosa de saber que estive em evidência e representando o nosso povo”, afirmou o jovem lutador.

Foto: Arquivo Pessoal

O atleta faz parte da categoria até 75 kg, e conta que um dos maiores desafios que enfrentou foi justamente a manutenção do peso, principalmente por conta da culinária tailandesa. Durante a estadia fora do país, o hortolandense sofreu também com febre e uma lesão no joelho entre a segunda e a terceira luta.

Descrevendo o período fora do país, o lutador conta que suas lutas aconteceram em dois dias, mas precisou manter o peso durante os cinco dias de competição, “Antes mesmo de lutar, a batalha foi contra a balança. Consegui um bom resultado, graças a Deus entramos no pódio e representamos bem o Brasil. Claro que eu queria ser campeão, mas por mínimos detalhes não consegui chegar à final”, avaliou.

Além do bronze na Tailândia, Kilão já tem grandes conquistas em seu currículo. É tetracampeão brasileiro e bicampeão paulista de Muay Thai. Foi justamente dois desses quatro títulos nacionais que o possibilitaram a disputa de dois mundiais.

O brasileiro vencido em 2023 foi disputado em setembro, em Bragança Paulista. E o primeiro mundial disputado também foi no ano passado, em junho, na cidade de Veneza, na Itália. “Infelizmente não tinha tanta experiência, entrei na categoria errada e acabei perdendo na primeira luta. Mas isso serviu para trazer para Bangkok e melhorar os resultados”, disse.

Com o término do mundial, o foco da temporada 2024 agora é alcançar voos maiores. Kilão quer focar nos treinos a partir de março para entrar de vez no MMA (Artes Marciais Mistas), buscando chegar e se estabelecer nos grandes eventos, como LFA (Legacy Fighting Alliance) e UFC (Ultimate Fighting Championship).

No entanto, as portas não estão fechadas para as disputas específicas do Muay Thai, pois ainda sonha com o título mundial. A próxima possibilidade será em setembro de 2025, quando a competição acontecerá em Verona, na Itália. Para isso, claro, precisará ser campeão brasileiro novamente.

Foto: Miguel Silva / Rede TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também