Três cirurgias no joelho, uma artroscopia e apenas 12 jogos disputados em um intervalo de três anos. O que poderia significar uma queda na carreira ou até uma aposentadoria precoce serviu de estímulo para uma volta por cima em grande estilo.
É exatamente o que aconteceu com o zagueiro Dedé, 30, do Cruzeiro. Com boas atuações na atual temporada, o jogador foi convocado novamente para a seleção brasileira e terá sua primeira oportunidade como titular com o técnico Tite no amistoso diante de El Salvador hoje, às 21h30, em Washington.
Na última sexta, quando a seleção venceu os Estados Unidos por 2 a 0, ele atuou por dez minutos após substituir o zagueiro Thiago Silva, o que acontecerá novamente nesta terça. Assim, formará dupla com Marquinhos.
“Voltar à seleção neste momento é muito gratificante e um motivo de orgulho, porque todo mundo sabe o que eu passei. A gente entra, imagina tudo o que passou, vê momentos bons na minha carreira. Mas só queria passar mesmo que eu estou muito feliz, vivendo um momento mágico”, disse o zagueiro à reportagem.
Dedé foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira em 2011 por Mano Menezes. Com 23 anos na época, era uma das apostas para a Copa de 2014. Ele entrou em campo em seis oportunidades.
Após a queda de Mano, hoje seu técnico no Cruzeiro, o jogador perdeu espaço com a chegada de Felipão.
Até o Mundial do Brasil, foi convocado para quatro amistosos e marcou um gol contra a Zâmbia, quando atuou pela última vez. Na convocação para a Copa, foi preterido pelo zagueiro Henrique, atualmente no Corinthians.
Naquele ano, conquistaria o bicampeonato brasileiro pelo Cruzeiro e o vice da Copa do Brasil antes de começar a viver um drama com as seguidas lesões no joelho direito.
No total, foram três cirurgias no local e uma artroscopia no esquerdo. De 2015 até o início da atual temporada, disputou apenas 12 jogos.
“Foi um período muito difícil, mas o Dedé nunca pensou em desistir ou que não fosse dar certo. Todo o período de recuperação foi assim. Ele não gostava de falar sobre o assunto. Eu perguntava, mas ele não falava. Dizia que quando tivesse novidade contaria”, contou Patrícia Gonçalves, mulher de Dedé.
ALTERAÇÕES
Além do cruzeirense, Tite fez outras cinco mudanças na equipe em relação ao jogo contra os Estados Unidos.
Nas laterais, ele escalou Militão e Alex Sandro nas vagas de Fabinho e Filipe Luís. No meio, Arthur substituirá Fred, enquanto no ataque Richarlison jogará no lugar de Firmino. A outra mudança foi no gol, com a entrada de Neto.