Neste domingo (3), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os candidatos ao prêmio de Melhor Atleta do Ano de 2023 da 24ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, que será entregue no dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Este ano a premiação terá um novo formato. As categorias ‘Retorno do Ano’, ‘Equipes do Ano’ (masculina e feminina) e ‘Atleta Revelação’, chegam como inéditas. No entanto, se mantém os tradicionais reconhecimentos de ‘Atleta do Ano’ (masculino e feminino), ‘Melhor das Modalidades’, ‘Prêmio Espírito Olímpico’, ‘Melhor Técnico Individual’, ‘Melhor Técnico Coletivo’ e ‘Troféu Adhemar Ferreira da Silva’.
O Prêmio de Melhor Atleta do Ano será disputado na categoria feminino por:
• Ana Patrícia e Duda (dupla líder do ranking mundial e vice-campeã mundial de vôlei de praia);
• Bia Haddad (semifinalista de Roland Garros e top 15 no tênis);
• Rebeca Andrade (campeã mundial da ginástica artística).
Já no masculino, os candidatos são:
• Filipe Toledo (campeão mundial de surfe);
• Hugo Calderano (tricampeão pan-americano e top 5 do ranking mundial de tênis de mesa);
• Marcus D´Almeida (líder do ranking mundial de tiro com arco).
“Todos os concorrentes ao troféu de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2023 são representantes de alto nível do esporte brasileiro. O ano de 2023 foi de grandes resultados para o nosso país e é um orgulho enorme para o COB celebrar essas conquistas e homenagear as grandes estrelas do espetáculo, os atletas. Foi um ano de muitos êxitos, principalmente nos Jogos Pan-americanos, e em diversos campeonatos mundiais. O mais curto ciclo olímpico da história vai chegando ao fim e o Brasil segue firme rumo a Paris 2024”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.
O público será responsável por escolher o vencedor de quatro categorias: Atleta da Torcida, Prêmio Inspire, Atleta Revelação e Retorno do Ano. A votação acontece no site oficial do Prêmio Brasil Olímpico.