Técnico ficará sem o zagueiro Arboleda diante do Santos hoje em partida marcada para 18h30 no Morumbi
Convocado para a seleção do Equador para os jogos das Eliminatórias à Copa de 2022, o defensor desfalca o time de Crespo nos próximos três jogos, diante de Santos, Cuiabá, no dia 11, fora de casa, e Ceará, em 14 de outubro, já de volta ao Morumbi. Dessa forma, o time tricolor vai completar 27 jogos sem o zagueiro na temporada -em outros 30, Arboleda esteve em campo.
Quando teve o equatoriano, o São Paulo venceu 17 jogos, empatou nove e perdeu apenas quatro, somando 60 pontos de um total possível de 90, aproveitamento de 66,6%. No entanto, quando Arboleda foi ausência, 24 vezes até aqui, o time do Morumbi teve apenas 38,8% de aproveitamento: foram seis vitórias, dez empates e oito derrotas, chegando a 28 pontos de 72 totais.
O substituto natural de Arboleda é o zagueiro Bruno Alves. O defensor de 30 anos jogou mais vezes que o equatoriano na temporada: entrou em campo 36 vezes. No entanto, ele não é opção de Crespo no time titular desde a derrota para o Fluminense, há cinco jogos.
O técnico argentino também pode optar por escalar uma linha de quatro defensiva, com Léo e Miranda no miolo de zaga e um jogador improvisado na lateral direita -posição problemática no elenco, já que Igor Vinícius ainda se recupera de trauma no olho, Galeano está suspenso e Orejuela, sem ritmo de jogo, não está relacionado. Se essa for a opção, a tendência é que Luan retorne ao time titular como primeiro volante.
Santos tenta primeira vitória com Carille
O técnico do Santos, Fábio Carille, vive momento de pressão tal como Crespo. Em busca de sua primeira vitória à frente da equipe, ele tenta fazer valer no encontro o seu bom desempenho em clássicos -pesa contra, no entanto, o recente retrospecto nada animador do Santos diante de seus arquirrivais no Estado.
Contratado para tirar o Santos das últimas colocações do Brasileirão, Carille tem seu histórico de sucesso todo ligado ao Corinthians.
Contra o São Paulo, Carille tem desempenho positivo. Contando apenas os jogos oficiais, o ex-corintiano ganhou sete, empatou quatro e perdeu duas vezes, o que significa um aproveitamento de 64% dos pontos. No Morumbi, o Santos terá vários desafios. O primeiro deles será acabar com um jejum de dez partidas sem vitória, contando todas as competições. Apenas pelo Brasileiro, o time alvinegro já não vence há oito rodadas.