sábado, 14 setembro 2024
BANIMENTO

Fifa amplia decisão do tribunal brasileiro e expulsa três jogadores do esporte

Jogadores brasileiros punidos pelo esquema de manipulação são obrigados a cumprir pena mesmo atuando no exterior; três jogadores foram banidos
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação / MP-GO

A Fifa divulgou nesta segunda-feira a ampliação global das suspensões dos jogadores brasileiros punidos pelos esquemas ilegais de manipulações das partidas de futebol.

As penas variam de 360 dias de suspensão a banimento do esporte.

Ygor Catatau, Gabriel Tota, Matheus Gomes que foram punidos no futebol brasileiro agora estão banidos do esporte pela Fifa. A entidade estendeu os efeitos das penas dadas pelos tribunais nacionais para que os atletas punidos cumpram a pena mesmo tendo acertado com times no exterior.

As punições são da Operação Penalidade Máxima, a investigação do Ministério Público de Goiás que revelou o esquema de manipulações das partidas de futebol em favor de apostadores, tendo também processos criminais contra esses atletas.

As punições se restringiam apenas ao território nacional sob jurisdição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Em 11 de Agosto, a CBF emitiu uma nota oficial expondo que havia entrado junto à Fifa para a extensão das punições a todas as 211 federações filiadas à entidade para que os atletas cumprissem a pena mesmo atuando no exterior.

A Fifa analisou os casos e decidiu pela extensão das punições de 11 atletas que haviam sido punidos pelo tribunal brasileiro.
Os jogadores citados pela Fifa são:
• Ygor Catatau – expulso
• Paulo Sérgio – 600 dias a partir de 26 de Maio
• Gabriel Tota – expulso
• Paulo Miranda (Jonathan Doin) – 720 dias a partir de 16 de Maio
• Fernando Neto – 360 dias a partir de 16 de Maio
• Eduardo Bauermann – 360 dias a partir de 16 de Maio
• Matheus Gomes – expulso
• Mateusinho – 600 dias a partir de 26 de Maio
• André Queixo – 600 dias a partir de 26 de Maio
• Moraes – 720 dias a partir de 16 de Maio
• Kevin Lomónaco – 360 dias a partir de 16 de Maio

Em nota a Fifa diz que “Como resultado da cooperação sólida e exemplar com a CBF e em linha com o artigo 70 do Código Disciplinar da FIFA, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA decidiu estender todas as sanções acima mencionadas para terem efeito mundial. A FIFA continuará os seus esforços contínuos para combater a manipulação de jogos através de uma variedade de iniciativas, que incluem o monitoramento dos mercados internacionais de apostas, o Portal Confidencial de reportamento da FIFA, a aplicação Integridade FIFA, bem como diversas atividades educativas e de sensibilização em todo o mundo.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também