quinta-feira, 25 abril 2024

Flamengo pega campeão na estreia

A equipe de futebol de mesa do Flamengo Futebol Clube, de Americana, conheceu, no início da semana, a tabela do Campeonato Paulista da Série A-1 que, neste ano, será disputado por nove equipes. Será o segundo ano consecutivo que o clube disputará a elite – em 2019 terminou na 11ª colocação. O torneio começa no próximo domingo.  

Os nove participantes se enfrentam entre si, em turno único, com os quatro melhores avançando às semifinais. Os classificados de 5º ao 8º lugares disputam a Copa Estado. Não haverá rebaixamento. O Flamengo estreia na competição diante do Círculo Militar, atual campeão paulista, em São Paulo, às 10h do próximo domingo.  

O primeiro jogo dos rubro-negros em Americana está programado para 1º de março, às 10h, contra o São Paulo. Também participam da competição, organizada pela FPFM (Federação Paulista de Futebol de Mesa), os botonistas do Meninos, XV de Agosto, Palmeiras, Corinthians (campeão do Torneio Início no último dia 1º), Tamo Junto e Cisplatina.  

O responsável pela equipe, Gilberto Hackmann, traça as metas para a edição desse ano da competição. “O objetivo maior é chegar nas semifinais da Copa Estado. Na verdade, o principal é manter vivo esse esporte, que é apaixonante. Em nossa região e no interior existem várias equipes, mas apenas o Flamengo e o XV de Agosto, de Socorro, disputam competições da federação”, comentou.  

Hackmann traz um pouco da história do botonismo em Americana. “Eu e meu irmão Fernando iniciamos a prática do futebol de mesa federado em 1995. No ano seguinte, ao lado do José Amâncio, começamos um trabalho no Rio Branco, clube que defendemos entre 1997 e 2009. Em 2010 nos transferimos para o Flamengo”, contou.  

Além dos irmãos Hackmann, o elenco do Flamengo para as disputas do Paulistão de Futmesa é composto por Edilson Lira, Felippe Moro, Renato Ferreira, Sandro Lima, Rafael Tavernari e Róbson Candiani. 

SAIBA MAIS 

Uma partida oficial de futebol de mesa, o futebol de botão, da federação é composta por seis rodadas. Em cada uma delas são disputados 12 pontos – a vitória de um jogador da mesa vale dois e o empate, um. Vence o confronto quem tiver a maior pontuação somados todos os confrontos. No Paulistão, a regra válida é a Paulista 12 toques, uma entre várias existentes no país. Estando um jogador com a posse de bola terá direito a um limite coletivo de 12 toques, sendo que se não houver o chute no último desses movimentos será punido com tiro livre indireto. Cada botão pode tocar, no máximo, três vezes na bolinha por jogada. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também