sexta-feira, 22 novembro 2024
DESTITUÍDO PELO TJ

Justiça destitui Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia interventor

Nova eleição deverá ocorrer em 30 dias; entidade vai recorrer da decisão desta quinta-feira (7)
Por
Henrique Fernandes
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), nesta quinta-feira (7), e escolheu o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, para assumir a presidência interina da entidade. Perdiz fica como interventor até a realização de uma nova eleição que deverá ocorrer em 30 dias. A decisão ainda cabe recurso por parte de Ednaldo Rodrigues.

O relator Gabriel Zéfiro e os desembargadores Mauro Martins e Mafalda Luchese votaram a favor da destituição, levando em conta que Enaldo era presidente interino, em 2022, e não poderia ter assinado o TAC com o MP e se candidatar na sequência. Em 2018, o presidente da CBF Marco Polo Del Nero foi banido pela FIFA de exercer qualquer atividade diretiva no futebol.

Após Del Nero ser destituído do cargo, Rogério Caboclo foi eleito para um mandato que iria de abril de 2019 a abril de 2023. Porém, Caboclo foi afastado da presidência da CBF em junho de 2021 por denúncia de assédio. O TJ-RJ anulou sua eleição e determinou intervenção. Enaldo assumiu a presidência interina, em agosto de 2021.

Em março de 2022 foi assinado o TAC com o MP com nova regras eleitorais e Enaldo foi eleito presidente no dia 23 de março de 2022 até 2026. O TJ-RJ julgou irregular esse Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre CBF e Ministério Público do Rio de Janeiro. A CBF informou que vai recorrer da decisão, mas ainda não divulgou uma nota oficial.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também